Seminário

Três Tempos de Hou

  • 06/06/24 - quinta-feira | 19:00 - 20:00
Assistir
Detalhes

Uma conversa em torno dos filmes, estilo e trajetória do cineasta Hou Hsiao-hsien, homenageado na mostra Olhar Retrospectivo desta edição. Tempo, história, Taiwan, memória… O diálogo se dá ao redor dos filmes destacados dentro do recorte de oito longas proposto para a Mostra.

Mediação

>Gabriel Borges

Gabriel Borges é pontagrossense, curador, cineclubista, montador e diretor de cinema. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná, Gabriel atua na realização e edição de filmes e na organização e programação de cineclubes e festivais de cinema como o IV Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo, o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro e o Cineclube São Bernardo.

Palestrantes

Ruy Gardnier

Ruy Gardnier é coordenador de programação na Cinemateca do MAM, chefe de catalogação no Circo Voador, professor e crítico de cinema do jornal O Globo. Foi fundador e editor das revistas eletrônicas Contracampo e Camarilha dos Quatro. Editou os catálogos de mostras retrospectivas dedicadas às obras de John Ford, Samuel Fuller, Abel Ferrara, Buster Keaton, Rogério Sganzerla e Julio Bressane, entre outros. Foi curador das mostras "Julio Bressane - Cinema Inocente", "Rogério Sganzerla - Cinema do Caos" e "Cinema Brasileiro Anos 90, 9 Questões". Trabalhou também como pesquisador no Tempo Glauber e foi professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Filipe Furtado

Filipe Furtado é crítico de cinema, mantém o blog Anotações de um Cinéfilo e é um dos organizadores da Revista Abismu. É ex-editor das revistas Paisà e Cinética.

Cecília Mello

Cecília Mello é professora livre-docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Pesquisadora Visitante na Taipei National University of the Arts (2010 e 2017), na Beijing Film Academy (2013), na Universidade de Pequim (2015), na Universidade de Nottingham em Ningbo (2021) e no King’s College London (2022). Organizou, entre outros, os livros "Realism and the Audiovisual Media" (com Lúcia Nagib, London: Palgrave, 2009), "Realismo Fantasmagórico" (Cinusp, São Paulo: 2015), e "Chinese Film in the Twenty-First Century: Movements, Genres, Intermedia" (com Corey Schultz, London and New York: Routledge, 2024). É autora de "The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film" (London: Bloomsbury 2019 - Honourable Mention - Best Monograph 2020 - British Association of Film, Television and Screen Studies).

Carrinho de compras
Rolar para cima