Seminário

Preservação Audiovisual e Cinema Negro no Brasil: O Caso de Restauração de ‘Um É Pouco, Dois É Bom’ (1970)

  • 14/06/24 - sexta-feira | 11:30 - 12:30
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A partir de um estudo de caso de Um É Pouco, Dois É Bom, filme restaurado digitalmente em 2024, através de projeto realizado numa parceria entre Cinemateca Capitólio, INDETERMINAÇÕES e Mnemosine Serviços Audiovisuais, as participantes irão conversar sobre o processo de retomada do longa-metragem de Odilon Lopez, em seus aspectos técnicos e impactos políticos e históricos para o campo do cinema nacional. Como a recirculação de uma obra dirigida por um cineasta negro na década de 1970 pode reorientar a forma de escrever a história do cinema brasileiro? Como esse projeto poderá nos auxiliar nas articulações de políticas de preservação audiovisual focadas nas autorias negras?

Palestrantes

Débora Butruce

Débora Butruce é preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, possui experiência de 23 anos na área de preservação audiovisual. Atualmente trabalha de forma independente através de sua empresa, a Mnemosine, fundada em 2009. Um de seus trabalhos como coordenadora técnica, o filme "A Rainha Diaba" (1974), foi exibido na 73º Berlinale e eleito uma das melhores digitalizações de 2023 pela Film Comment. É a atual presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Gabriel Araújo

Formado em Comunicação Social pela UFMG, é jornalista da Folha de S. Paulo e atua como programador e crítico de cinema. É cofundador e um dos coordenadores da INDETERMINAÇÕES, e cofundador, coordenador geral e curador do Cineclube Mocambo. Integrou as equipes de curadoria de mostras e festivais, como o 24º e 25º Festival Internacional de Curtas de BH (FestCurtasBH). É coautor do livro "Vidas Inteiras: Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas" e um dos editores da "Revista Zanza Vol. 1: A cidade no cinema, a arte na cidade".

Lorenna Rocha

Historiadora (UFPE), crítica de cinema e programadora de mostras e festivais de cinema. Co-fundadora da INDETERMINAÇÕES e editora-chefe da revista câmarescura. Mestranda no PPGCom-UFPE. Atuou no blog Sessão Aberta (2019-2021) e na revista Cinética (2021). Esteve como programadora no FestCurtas BH (2021; 2022; 2023) e no Janela de Cinema (2022; 2023). Ministra cursos acerca da crítica, curadoria e cinema brasileiro. Em 2023, participou do programa Berlinale Talents e da residência artística RAW/Arché organizada por Doclisboa e Festival Márgenes.

Marcus Mello

Programador, pesquisador e crítico de cinema, um dos editores da revista “Teorema”, uma das publicações de cinema mais longevas do Brasil. Desde a década de 1990 atua na Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, onde entrou em contato com a obra de Odilon Lopez, a quem conheceu pessoalmente em 1995. Esteve envolvido em diferentes ações de difusão e preservação do filme “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), culminando agora com o longamente aguardado projeto de restauração digital do filme. Membro da ABPA e da ABRACCINE, desde 2015 integra a equipe da Cinemateca Capitólio, onde atua em atividades envolvendo produção de eventos, programação, acervo e divulgação.

Vanessa Lopez

Vanessa Lopez é jornalista e especialista em gestão de pessoas, servidora concursada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde atua desde 2007. Em 2009, foi uma das organizadoras da coletânea em quatro volumes "A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul 1964 – 1985: História e Memória", editada em parceria entre a Assembleia Legislativa do RS e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Na década de 1990 e no início dos anos 2000, atuou como repórter dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, do Grupo RBS, em Porto Alegre. É filha de Odilon Lopez e, com seu irmão, Juliano Lopez, busca a preservação e disseminação da obra do pai.

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