Seminário

Equipe de Programação do 9º Olhar de Cinema

29/09/20 - terça-feira | 16:00

 

SOBRE O SEMINÁRIO

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da nona edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Palestrante

Eduardo Valente

Membro da equipe de programação do Olhar de Cinema desde 2016, é delegado para o Brasil do Festival de Berlim. Formado em cinema pela UFF, com mestrado pela USP, atualmente é doutorando na mesma UFF. Foi crítico de cinema e editor das revistas Contracampo e Cinética. Como cineasta, realizou três curtas e um longa, todos exibidos no Festival de Cannes. Foi diretor artístico do Festival de Brasília e programador em vários festivais, além de assessor internacional na ANCINE entre 2011 e 2016.

Carol Almeida

Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba e já participou da curadoria do Recifest e da Mostra Sesc de Cinema. Dá oficinas sobre crítica de cinema, curadoria, cinema brasileiro contemporâneo e representação de mulheres no cinema. Integrou júris de festivais como Tiradentes, Mostra de São Paulo, FestCurtas BH, Janela de Cinema e Animage.

Kariny Martins

Kariny Martins é Mestranda em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná, com pesquisa sobre ficção especulativa no cinema negro brasileiro. É coordenadora de curadoria/programação do Griot – Festival do Cinema Negro contemporâneo e do Coordenadora de programação do 4º Festival Internacional da APAN. Atua nas áreas de curadoria, roteiro e direção.

Aaron Cutler

Aaron Cutler trabalha na equipe de curadoria de longas-metragens no Olhar de Cinema desde 2017. Ele também é responsável pelas atividades da iniciativa Mutual Films (mutualfilms.com), junto a Mariana Shellard, e pelas publicações do blog The Moviegoer (aaroncutler.tumblr.com). Ele nasceu nos Estados Unidos, perto da Filadélfia, e reside em São Paulo desde o final de 2010.

Marisa Merlo

Marisa Merlo é produtora e curadora, graduada em cinema pela Unespar/FAP. Atualmente possui a empresa Anacoluto, em Belo Horizonte/MG. É Membro fundadora do Olhar de Cinema – FIC. Assina produção em mais de 30 obras, sendo 10 longas-metragens, dentre eles Nóis por Nóis (2018), Ferrugem (2018), Para Minha Amada Morta (2015), A Gente (2013), além de 2 séries e diversos curtas-metragens, que passaram pelos principais festivais nacionais e internacionais nacionais e internacionais.

Carla Italiano

Pesquisadora em cinema e programadora de mostras e festivais. Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFMG com graduação em Cinema pela UFSC. É uma das organizadoras do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico e foi curadora das mostras: Retrospectiva Helena Solberg (CCBB 2018), Imagens do Antropoceno (2017), Retrospectiva Jonas Mekas (forumdoc 2013), além de ser professora da disciplina Cinema e Feminismo (Fafich/UFMG). É natural do Recife e residente em Belo Horizonte.

Camila Macedo

Camila Macedo é doutoranda e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema. Com Débora Zanatta, é programadora do Sesi Cineclube Solax. Compõe pelo terceiro ano a equipe de curadoria do Olhar de Cinema (2018-2020).

Antonio Gonçalves Jr

Fundador e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e Produtor de filmes desde 2007.