Seminário

Equipe de Curadoria do 13º Olhar de Cinema

  • 05/06/24 - quarta-feira | 19:00 - 20:00
Assistir
Detalhes

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 13ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Mediação

>Antonio Gonçalves Jr.

Co-Fundador, Diretor Geral e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Palestrantes

Camila Macedo

Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Tem passagem pelas equipes de programação de mostras e festivais como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022), dentre outros. Participa da equipe de curadoria do Olhar de Cinema desde 2018.

Eduardo Valente

Cineasta, crítico e programador de cinema. Ganhou o Primeiro Prêmio da Cinefondation do Festival de Cannes em 2002 com seu curta "Um Sol Alaranjado". Realizou outros dois curtas e um longa, todos exibidos em Cannes, entre outros festivais. Dirigiu o setor internacional da Ancine (2011-2016). Programador em vários festivais de cinema, desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema, assim como delegado para o Brasil do Festival de Berlim. Trabalha desde 2018 como consultor de montagem, tendo colaborado com mais de 50 longas.

Carla Italiano

Pesquisadora e curadora. Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, com graduação em Cinema pela UFSC. Integra a equipe dos festivais: Olhar de Cinema; FENDA - Festival Experimental de Artes Fílmicas; e a organização do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de BH. Foi curadora de diversas mostras, incluindo "Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema" (CCBB 2024, 2022), “El Camino – Cinema de Viagem da América do Sul” (2023) e “Retrospectiva Helena Solberg” (2018). É natural do Recife e residente em Belo Horizonte.

Gabriel Borges

Gabriel Borges é pontagrossense, curador, cineclubista, montador e diretor de cinema. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná, Gabriel atua na realização e edição de filmes e na organização e programação de cineclubes e festivais de cinema como o IV Griot - Festival de Cinema Negro Contemporâneo, o Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro e o Cineclube São Bernardo.

Kariny Martins

Curadora, pesquisadora e roteirista. É sócia na Cartografia Filmes e roteirista na TV Globo. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná e Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com investigação em curadoria. É autora do livro "Ficção Especulativa no Cinema Negro Brasileiro – A Estética Afrofuturista em Curtas-metragens" (O Quadro Edições, 2023).

Giulia Maria

Natural do Mato Grosso, Giulia Maria Roberta é estudante de Cinema na Unespar/FAP em Curitiba. É curadora, programadora e cineclubista ativa, integrando o coletivo negro Cine Adélia e o CineFAP, e tem feito filmes, atuando principalmente como diretora, roteirista e no departamento de arte.

Carol Almeida

Carol Almeida é pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Além de fazer parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba, também compõe a equipe curatorial da Mostra de Cinema Árabe Feminino e da Mostra que Desejo, além de ter participado da equipe de programação de festivais como Recifest, festival de cinema queer do Recife, e For Rainbow, festival de cinema queer em Fortaleza.

Carrinho de compras
Rolar para cima