Seminário

Curta-Metragem em Foco: A importância do Formato e de seu Financiamento para o desenvolvimento das produtoras independentes

  • 13/06/24 - quinta-feira | 11:30 - 12:30
Assistir
Detalhes

Compreendendo que o curta-metragem é um meio para maiores experimentações e, ao mesmo tempo, configura um canal para realizadores e produtoras que almejam uma projeção nacional e internacional, a comunicação pretende debater trajetórias de curtas independentes. Traçando paralelos entre produtoras que exploraram o formato, a mesa também irá dialogar acerca da importância do fomento para o florescimento de pequenas produtoras.

Palestrantes

Artur Ianckievicz

Membro da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) desde 2006, Artur Ianckievicz é Curador e Coordenador de Programação do Festival Kinoarte de Cinema, o mais tradicional do estado do Paraná, há dez anos. Diretor dos curtas metragens "Sylvia" (2013), "Senhora L", (2016) e "Cleo, A Rainha Negra das Passarelas" (2019), é também roteirista da série "Caravelle 114" (em produção).

Larissa Nepomuceno

Larissa Nepomuceno é pesquisadora, documentarista, mestra em Educação e sócia da Fala Filmes, produtora de cinema de Curitiba. Em seus filmes discute cultura surda e o lugar da mulher negra na sociedade. Dirigiu os documentários "Megg - A Margem Que Migra Para o Centro" (2018) (22a Mostra de Cinema de Tiradentes), "Seremos Ouvidas" (2020) (10+ filmes brasileiros favoritos do público no 32° Curta Kinoforum), "Emerenciana" (2023) (18º Fest Aruanda) e seu mais novo documentário "Na Pele" está em pós-produção. Atuou também como diretora assistente no longa-metragem "Nem Toda História de Amor Acaba em Morte", em finalização, de Bruno Costa, primeiro longa-metragem brasileiro com uma protagonista surda. É integrante do projeto "Narrativas Negras não contadas", desenvolvido pela Warner Brasil em parceria com a WIP Ventures (2024).

Mano Cappu

Mano Cappu é cineasta, rapper e Sócio-fundador na Cwblack. Natural de Curitiba - Brasil. Vencedor do prêmio Prix Courtoujours com o curta-metragem, “Bença”, na 36° edição do Festival Cinélatino em Toulouse, França. Talento da Rede Projeto Paradiso. Em 2011, ficou preso durante 18 meses por um crime que não cometeu. Hoje absolvido, escreve sobre sua vivência no cárcere para o cinema com os curtas-metragens, “Bença” e “Quando Eu For Grande?”, e, em fase de desenvolvimento, o longa-metragem, "X23" e a série “Labirinto.”

Ribamar Nascimento

Ribamar Nascimento é diretor, roteirista e produtor cinematográfico e trabalha há mais de 10 anos com cinema no Paraná. Vencedor da categoria de Melhor Diretor Estreante no Pupila Film Festival de 2023, escreveu e dirigiu os longas "A Cápsula" (2024), além do curta-piloto de ficção científica "Ressurgido" (2022). Foi conselheiro municipal de cultura, fundou e presidiu uma associação de profissionais cinematográficos na cidade e está a frente de projetos como do longa “O Salto para a Vida”, baseado no livro homônimo da jornalista Célia Valente publicado pela FTD, sobre uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, showrunner da série “Ressurgido” (em desenvolvimento) e produtor e diretor do curta-metragem "Rastro Neural", contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Maringá.

Carrinho de compras
Rolar para cima