Cinema de Luta
- 15/06/24 - sábado | 11:30 - 12:30
Pela primeira vez, a mostra Foco do Olhar de Cinema se dedicará a um conceito orientador. A Mostra “Cinema de Luta” apresenta uma seleção de longas brasileiros recentes que fazem de suas práticas audiovisuais partes integrantes de uma luta para produzir mudanças efetivas no seu entorno. Esse diálogo a respeito da mostra coloca em foco os filmes selecionados e a reflexão sobre uma prática de cinema entendida como parte intrínseca de lutas maiores.
Mediação
>Camila Macedo
Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Tem passagem pelas equipes de programação de mostras e festivais como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022), dentre outros. Participa da equipe de curadoria do Olhar de Cinema desde 2018.
Palestrantes
Arthur B. Senra
Arthur B. Senra é professor do IFB - Campus Recanto das Emas. É mestrando em comunicação na UnB, especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC Minas (2013) e bacharel em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário UNA (2010). Dirigiu e montou os curtas "Virtual Genesis" (2023); "Dinheiro" (2021); "Estranho Animal" (2019); "Curta Memória" (2016); "Marcatti" (2015); "Cabezas Desconocidas" (2009); "Volu-Re-A-Dicionário" (2008); "Eletronic Brightness Systems" (2007).
Amanda Caroline da Silva
Sou Amanda Caroline da Silva, formada no curso Técnico de Audiovisual do Colégio Estadual do Paraná em 2022, representante e coordenadora da comunicação do Núcleo Periférico, educadora popular na Escola Popular de Cinema do Núcleo Periférico, comunicadora no Mandato do Deputado Renato Freitas e ativista social em movimentos por moradia.
Matias Borgström
Matias é documentarista desde 2013. Cofundou a Salga Filmes em 2017, uma produtora focada em documentários autorais e independentes. É cofundador do Citronela Doc, um festival que exibe anualmente documentários contemporâneos em Ilhabela (SP). "Ouvidor" é seu longa-metragem de estreia como diretor e produtor. Atualmente, está filmando o documentário "Przirembel" e desenvolvendo seu terceiro longa-metragem.
Pedro Charbel
Mestre em Sociologia e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é militante do PSOL e do MTST. Atua em lutas por direitos humanos e justiça no Brasil e no mundo há 14 anos, e foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Atualmente é coordenador de campanhas da Amazon Watch e editor-chefe da Jatobá, a revista socioambiental da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Em co-direção com Marcos Nepomuceno, “Não Existe Almoço Grátis” é seu primeiro filme.
Uilma Queiroz
Realizadora audiovisual, educadora, mestre em História e pesquisadora. Roteirista e diretora do documentário “O bem virá”. Integra o Mulheres no Audiovisual PE.