Peggy e Fred no inferno: Desenlace | Trechos de entrevista com Leslie Thornton

Peggy e Fred no inferno: Desenlace | Trechos de entrevista com Leslie Thornton

A obra-prima de Leslie Thornton, por muitos anos, foi um “work-in-progress”. Ela começou a criação de Peggy e Fred no inferno: Desenlace com a intenção de ser um trabalho serializado lançado em parcelas periódicas. Peggy e Fred no inferno: Desenlace, com 95 minutos de duração, é o corte final de Thornton. Suas cenas em preto e branco (filmadas, encontradas e reunidas a partir de vários formatos e fontes) mostram duas crianças (interpretadas por Donald e Janis Reading) explorando um cenário pós-apocalíptico composto por sua casa desordenada e uma vasta paisagem selvagem que eles vagam. Seus principais companheiros são itens tecnológicos – videogames, telefones e televisões incluídos – além de outros. Ao longo da série, diferentes imagens de arquivo surgem na tela sem aviso prévio, como se fossem itens de repente encontrados pelas crianças e usados para ajudar os vivos a avançar.

 

Abaixo, Thornton fala sobre o filme em trechos de uma entrevista que apareceu originalmente no ano passado em inglês na Brooklyn Magazine (http://www.bkmag.com/2017/04/03/leslie-thornton-bam/):

 

Leslie Thornton: Quando comecei a fazer Peggy e Fred no Inferno, achei que estava fazendo um filme estranho. Parte da ideia de as crianças estarem sozinhas no mundo era que elas podiam ter tudo. Eles poderiam ter todo o passado. Eles tinham seu próprio presente, que tinham que inventar todos os dias – como todos nós fazemos, e especialmente como as crianças fazem -, mas tudo era deles. Essa foi a concepção narrativa que permitiu que o filme escorregasse para quase tudo que pudesse cair em seu colo, incluindo imagens muito antigas, especialmente com base nos materiais impressos em papel da Biblioteca do Congresso de alguns dos primeiros filmes já feitos. Meu interesse em usar esse material, em parte, era dar-lhe um lugar no aqui e agora, para encontrá-lo. Eu não queria inseri-lo em um contexto de documentários ou criar algum tipo de estrutura histórica narrativa para domá-lo, mas sim usá-lo de forma clara e direta.

 

Meu objetivo número um em trabalhar com material de arquivo é trazer isso para nós, em nossas vidas, de uma maneira fenomenológica. Em Peggy e Fred, em particular, eu queria incorporar material de uma história cultural e uma história tecnológica. Eu filmei um monte de coisas que parecem arquivos – algumas linhas estão borradas. Eu também queria que os materiais mais antigos estivessem totalmente presentes no plano linear e móvel do filme. Mas estranho.

 

Eu concebi Peggy e Fred como uma espécie de série de suspense para os primeiros cinco ou seis episódios. Por muitos anos, pensei nisso como uma antecipação contínua. O filme usou dispositivos muito simples da tradição do cinema de suspense e de séries mais antigas, até mesmo de algo tão básico quanto The Perils of Pauline (1914). Uma sequência terminaria e deixaria o espectador com a sensação de “Isso foi diferente. E agora?”

 

Depois do 11 de setembro, porém, tornou-se outra coisa. Desde o início, o aparato e a tecnologia usados ​​para fazer o trabalho faziam parte da história. Era impossível (em parte) que em 1984 eu pudesse ter antecipado perfeitamente o que viria acontecer com a mídia digital, a Internet e as várias maneiras pelas quais o mundo social passou de baseado na carne para o fractal. Depois do 11 de setembro, as crianças deixaram de ser protagonistas, sujeitos ou figuras primárias do projeto para serem absorvidas em um abismo tecnológico.

 

O começo de Peggy e Fred no Inferno foi focado na ideia de ter muitos dados durante a explosão da informação. Os computadores estavam entrando em funcionamento (embora ainda não soubéssemos sobre a Internet), a televisão estava em toda parte e estávamos adquirindo mais e mais informações por meio da mídia. Fred era obcecado por videogames, que moldavam seu cérebro, como acontece com muitas crianças. A apreensão sobre toda essa tecnologia (muito do que, na verdade, era fruto das necessidades e desejos dos militares) foi um impulso para o trabalho. Foi a ansiedade de ter muito.

 

Hoje em dia, com aqueles que são mais novos do que eu – como meus alunos de cinema – há uma lacuna crescente, mas também há um interesse crescente que temos um com o outro, através das gerações. Eles têm uma curiosidade sobre esse outro caminho. Todos querem filmar e editar em 16mm. Eles vivem on-line de maneira sofisticada, poderosa e subversiva, mas também querem tocar coisas. Acabei de perceber isso acontecendo nos últimos dois anos, e sinto que a tendência é algo biológico que faz com que pare de funcionar. Vivemos hoje no inferno de Peggy e Fred, e precisamos fazer as coisas à mão novamente.

 

QUANDO E ONDE

12JUN – Espaço Itaú (Sala 1)
21h30
*Apresentação de Janie Geiser (realizadora homenageada da mostra Foco)
13JUN – Espaço Itaú (Sala 3)
14h00

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