Sinopse

Ancestrais do povo Maxakali, etnia da dupla de cineastas Sueli e Isael, as Yãmĩyhex (Mulheres-Espírito) visitam Aldeia Verde (Apne Yxux), em Minas Gerais, com periodicidade. Após meses de estadia, a hora de partir é acompanhada por um longo ritual, filmado, aqui, por uma câmera que também brinca o festejo de despedida, preservando o tempo e o espaço daquilo que não é visível e nem dizível. Vencedor da Mostra Olhos Livres em Tiradentes, o filme é o resultado mais recente da trajetória do par de artistas e documentaristas em seu projeto de continuidade e compartilhamento da cultura indígena através do cinema. (C. M)

Trailer

Vídeos

Direção

Isael Maxakali, Sueli Maxakali

Sueli e Isael Maxakali são um casal de cineastas do povo indígena Tikmũ'ũn (Maxakali), habitantes do Vale do Mucuri, Minas Gerais, Brasil. Aos longo dos últimos anos o casal tem se dedicado ao registro fílmico da história e dos rituais do seu povo. Juntos, co-dirigiram os filmes Quando os Yãmĩy Vêm Dançar Conosco (2011) e Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito (2019).

Créditos

Produção

Roberto Romero

Direção de Fotografia

Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Alexandre Maxakali, Cassiano Maxakali, Patricia Para Yxapy, Roberto Romero, Carolina Canguçu

Montagem

Luisa Lanna, Em colaboração com Carolina Canguçu e Roberto Romero

Festivais

forumdoc.bh – festival de cinema documentário e etnográfico de Belo Horizonte
Mostra de Cinema de Tiradentes
Sheffiel Doc/Fest

Você também pode curtir