Sinopse

Brincadeiras de guerra são comuns em infâncias em que o imaginário bélico é culturalmente alimentado. Neste documentário, o imaginário de dois irmãos vem principalmente do próprio pai, ex-combatente cubano em Angola. As memórias do pai, que tem seu corpo marcado pela violência, viram fabulações contadas e encenadas pelos filhos. A câmera acompanha o improviso da mesma forma que os personagens acompanham a presença da câmera, percorrendo a própria casa dessa família, que de tão precária, se aproxima também de um cenário de guerra. (M. M)

Este filme pertence ao PGM 05 | Outros Olhares e ao comprar você também tem acesso aos curtas: Botões Dourados, Playback. Ensiao de uma Despedida, Rios Solitários

Trailer

Vídeos

Direção

Otávio Almeida

Documentarista e fotógrafo do Piauí, Brasil, focado em projetos sociais e ambientais. Graduou-se na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) em Cuba, especializando-se em direção de documentários. Estudou comunicação social e posteriormente Arte Contemporânea na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, Brasil). Também participou do IDFA Academy em 2019 e do Forum Visións du Réel em 2020.

Créditos

Produção

Otávio Almeida

Roteiro

Otávio Almeida

Elenco

Alejandro Pacheco Linares, Visman Pacheco Linares, Visman Pacheco Rodriguez

Direção de Fotografia

Amanda Cots Martinez

Montagem

Alejandro Uzeda

Som

Marisol Cao Milán, Nayuribe Montero Jiménez

Festivais

Visións du Réel
Festival Biarritz Amérique Latine
Festival Internacional de San Sebastián