Sinopse
Os penteados tem trajetória? As tranças sim. No documentário dirigido por Gabriele Roza e Juliana Nascimento a estética das tranças nagôs nos são apresentadas a partir de sua constituição histórica, trazendo novas dimensões para pensar ancestralidade e identidade negra. Contado através de entrevistas e materiais de arquivo, o filme reelabora o ato de trançar os cabelos para além do quesito estético: é resistência, afeto e raiz. (K. M)
Este filme pertence ao PGM 08 | Olhares Brasil e ao comprar você também tem acesso aos curtas: A Morte Branca do Feiticeiro Negro, Inabitáveis, Mãtãnãg, a Encantada, Minha História é Outra, O Verbo se Fez Carne, Os Últimos Românticos do Mundo
Trailer
Vídeos
Direção

Juliana Nascimento, Gabriele Roza
Juliana Nascimento é cineasta por formação no curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Produziu documentários como o Fartura, dirigido por Yasmin Thayná. Já atuou nas mais diversas áreas do cinema, desde assistência de arte até montagem. Trabalha como Analista Audiovisual do Laboratório de Inteligência de Vida. Gabriele Roza é Jornalista formada pela PUC-Rio. É repórter do data_labe, um laboratório de narrativas periféricas guiadas por dados, e articuladora no movimento Mulheres Negras Decidem.