Sinopse

Os penteados tem trajetória? As tranças sim. No documentário dirigido por Gabriele Roza e Juliana Nascimento a estética das tranças nagôs nos são apresentadas a partir de sua constituição histórica, trazendo novas dimensões para pensar ancestralidade e identidade negra. Contado através de entrevistas e materiais de arquivo, o filme reelabora o ato de trançar os cabelos para além do quesito estético: é resistência, afeto e raiz. (K. M)

Este filme pertence ao PGM 08 | Olhares Brasil e ao comprar você também tem acesso aos curtas: A Morte Branca do Feiticeiro Negro, Inabitáveis, Mãtãnãg, a Encantada, Minha História é Outra, O Verbo se Fez Carne, Os Últimos Românticos do Mundo

Trailer

Vídeos

Direção

Juliana Nascimento, Gabriele Roza

Juliana Nascimento é cineasta por formação no curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Produziu documentários como o Fartura, dirigido por Yasmin Thayná. Já atuou nas mais diversas áreas do cinema, desde assistência de arte até montagem. Trabalha como Analista Audiovisual do Laboratório de Inteligência de Vida. Gabriele Roza é Jornalista formada pela PUC-Rio. É repórter do data_labe, um laboratório de narrativas periféricas guiadas por dados, e articuladora no movimento Mulheres Negras Decidem.

Créditos

Produção

Juliana Nascimento

Roteiro

Gabriele Roza, Juliana Nascimento

Direção de Fotografia

Lílis Soares

Montagem

Luana Cortes

Som

Gustavo Andrade

Direção de Arte

Alex Reis, Jefferson Cunha

Você também pode curtir