Sinopse

Em 1979, enquanto o Brasil vivia o momento conturbado da Lei da Anistia, Glauber Rocha realiza para a TV Tupi o programa Abertura, no qual interroga de frente um Brasil contraditório e em ebulição, pleno de utopias mas sempre sob o peso de chagas seculares. Quarenta anos depois, sua filha Paloma e o parceiro Luís Abramo voltam a esse material, recentemente restaurado, e o colocam em fricção com cenas do cinema de Glauber – mas também com imagens do Brasil de 2018: um país ainda conturbado e contraditório, que parece perseguir o rabo de sua própria história. (E. V)

Trailer

Vídeos

Direção

Paloma Rocha, Luís Abramo

Paloma Rocha realizou diversos documentários sobre personalidades brasileiras. No Tempo Glauber empreendeu ações de preservação e formação audiovisual, além da restauração e difusão do acervo do cineasta Glauber Rocha, no Brasil e exterior. Dirigiu e produziu Anabazys, com World Première no Festival de Veneza em 2007, o curta-metragem Gramatyka, estreia no Short Filme Corner no Festival de Cannes, 2015. Entre 2017 e 2019, roteirizou, produziu e dirigiu a série Antena da Raça para a Cine Brasil TV; Antena da Raça - O Filme selecionado no Cannes Classics 2020 e Tentehar - Arquitetura do Sensível. Luís Abramo, formado em Design, iniciou sua carreira em 1983 como diretor de fotografia de mais de 30 longas-metragens, ficção e documentários. Filmes: Police Romance, 2004; Não Se Pode Viver Sem Amor, 2010; Abrir o Armário (Dario Menezes e Luis Abramo, 2018); co-dirige Rocha o documentário Antena da Raça (Seleção Oficial Cannes Classics 2020) e Tentehar - Arquitetura do Sensível (2020).

Créditos

Produção

Paloma Rocha, Luís Abramo

Roteiro

Paloma Rocha, Luís Abramo

Elenco

Glauber Rocha, Paloma Rocha, José Celso Martinez, Helena Ignez, Caetano Veloso, Luís Carlos Barreto, José Dirceu, Samuel Pinheiro

Direção de Fotografia

Luís Abramo

Montagem

Alexandre Gwaz

Som

Luís Abramo

Compositor

Jaime Alem, Ricardo Mansur , Caetano Veloso

Direção de Arte

Carmem San Thiago

Festivais

Festival de Cannes

Você também pode curtir