Sinopse

O relato missivo de uma impossibilidade de vida. Com o texto de uma carta escrita por um homem que foi escravizado no Brasil Colônia, esse filme cria a textura das histórias não contadas dessa Colônia que se atualiza todos os dias. O que foi escrito é colocado sobre imagens de arquivo e reconstruções contemporâneas dos caminhos rumo ao quarto escuro para onde essa carta nos leva. É uma história de banzo, da consciência de exilamento em um mundo que o tentava impedir a própria palavra. E portanto, é momento do nomeado nomear isso que se nega. (C. A)

Este filme pertence ao PGM 08 | Olhares Brasil e ao comprar você também tem acesso aos curtas: Enraizadas, Inabitáveis, Mãtãnãg, a Encantada, Minha História é Outra, O Verbo se Fez Carne, Os Últimos Românticos do Mundo

Trailer

Vídeos

Direção

Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro é um cineasta negro dedicado a temáticas sociais e raciais. Diretor, roteirista e montador, acredita em uma arte liberta e na formidável revolta dos marginalizados. Colaborador do núcleo criativo da produtora Gata Maior Filmes, dirigiu o curta metragem Quadro Negro, selecionado para mostra universitária no 47º Festival de Cinema de Gramado.

Créditos

Produção

Rodrigo Ribeiro

Roteiro

Rodrigo Ribeiro, Timóteo

Direção de Fotografia

Carlos Adelino, Rodrigo Ribeiro

Montagem

Rodrigo Ribeiro, Carlos Eduardo Ceccon, Julia Faraco

Som

Rodrigo Ribeiro, Leandro Cordeiro

Trilha Sonora

Juçara Marçal, Cadu Tenório

Festivais

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum
FestCurtas FUNDAJ – Festival de Curtas do Cinema da Fundação
Festival de Finos Filmes