ABRACCINE
Cristiano Castilho
Jornalista formado pela UFPR, pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL. Foi editor, repórter, apresentador e colunista do jornal Gazeta do Povo, atualmente é apresentador, repórter e produtor cultural da Rádio e TV Educativa do Paraná. Já colaborou com os veículos Folha de S. Paulo, VICE Brasil, Bem Paraná e Plural. Trabalha com a editoria de cultura há 15 anos e é um consumidor intensivo de cinema independente e alternativo.
Marden Machado
É jornalista, atuou nos jornais Diário do Povo, O Dia e Jornal da Manhã (PI), nas rádios Mirante FM (MA), O Dia FM e Antena 10 FM (PI) e nas TVs Antares, Pioneira e Antena 10 (PI). Colaborou com os jornais O Estado do Maranhão; Diário do Nordeste; Correio do Povo; O Estado do Paraná, Folha de Londrina e Gazeta do Povo, além das revistas Guarnicê (MA); Videomagia (CE); Wizard Brasil e Starlog Brasil (SP). Participou da equipe do jornal oficial do FestRio. Comentarista de cinema das rádios CBN Curitiba e Londrina. Membro da ABC (Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais) e da Abraccine. Autor de cinco livros lançados pela Editora Arte e Letra. Curador do Cine Passeio, e comenta sobre filmes no cinemarden.com.br. Participa do podcast In Cine Veritas, no Jornal Plural.
Maria Caú
Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro “Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte” (Editora Verve, 2015). Faz parte do conselho editorial do site Críticos. Fundou, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o seminário temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine e atualmente trabalha como especialista em conteúdo audiovisual, com conteúdo no portal Papo de Cinema, O Globo e Rede Globo.
AVEC-PR
Flavio Rocha
Flavio Rocha é pesquisador de cinema, historiador e documentarista. Pesquisa cinema Super8 há mais de 20 anos, e está próximo as discussões a respeito da preservação e do restauro de acervos audiovisuais. Sua atuação como realizador envolve, principalmente, populações tradicionais, culturas populares, religiões de matriz africana e questões raciais.
Fernando Seliprandy
Historiador, professor adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa arquivos audiovisuais do período da ditadura brasileira (1964-1985). Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), doutorado e mestrado em História Social pela USP, com investigações sobre o Regime Militar e sua memória a partir de fontes audiovisuais. Autor do livro “A Luta Armada no Cinema: Ficção, Documentário, Memória” (Intermeios, 2015), entre outros capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais.
Débora Butruce
Débora Butruce é preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, possui experiência de 23 anos na área de preservação audiovisual. Atualmente trabalha de forma independente através de sua empresa, a Mnemosine, fundada em 2009. Um de seus trabalhos como coordenadora técnica, o filme “A Rainha Diaba” (1974), foi exibido na 73º Berlinale e eleito uma das melhores digitalizações de 2023 pela Film Comment. É a atual presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).
Competitiva Brasileira | Longas e Curtas e Competitiva Internacional | Curtas
María Campaña Ramia
María Campaña Ramia é mestre em Cinema Documentário pela Universidade de Estrasburgo. Atualmente, ela atua como programadora no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o IDFA. Anteriormente, ocupou o cargo de diretora artística no Festival Internacional de Documentários EDOC, no Equador, e foi parte da equipe de programação do MajorDocs, na Espanha, e do Ambulante, no México. María também foi responsável pela curadoria de mostras no Equador, Brasil, Colômbia e Estados Unidos. Em 2015, dirigiu o curta-metragem “Derivadas”. Em 2012, foi bolsista do Seminário Flaherty e co-editou o livro “El Otro Cine – Eduardo Coutinho”. Além disso, María contribui regularmente para periódicos internacionais e publicações sobre cinema, colaborando também com fundos e instituições na avaliação de projetos.
Paola Buontempo
Graduada em Artes Audiovisuais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP), formou-se também em História da Arte (FDA-UNLP) e Direção de Fotografia (CFP-SICA). Entre 2013 e 2017, foi responsável pela programação do Festifreak – Festival Internacional de Cinema Independente de La Plata (Argentina). Desde 2018, integra a equipe de programação do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (Argentina). Como diretora, realizou os curtas “Las Instances of Vertigo” (2010), “Los Animales” (2012) e “Las Fuerzas” (2018), exibidos no Cinéma du Réel, Film at Lincoln Center, FICUNAM, BAFICI, Ruhrtriennale e Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, entre outros. Além disso, atua como professora na Universidad del Cine (FUC).
Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro é graduando do curso de Cinema e Audiovisual da UFF e roteirista na Rede Globo. Realizou curtas-metragens que tiveram ampla circulação em festivais nacionais e internacionais, tendo recebido diversos prêmios, como o de Melhor Curta-Metragem no Doclisboa com “Gargaú” (2021) e Urso de Prata no Festival de Berlim com “Manhã de Domingo” (2022). É um dos roteiristas da série “Os Outros” da Globoplay.
Johnny Massaro
Johnny Massaro é ator, diretor e produtor carioca. Graduado em Cinema, atuou em mais de 20 produções. No teatro, o mesmo número de participações. Na TV, estrelou novelas e séries, como “Meu Pedacinho de Chão”, “Deus Salve o Rei” e “Terra & Paixão”. Como realizador, dirigiu três curtas metragens e o longa “A Cozinha”, que teve sessões extras no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. O longa, que pode ser visto na Globoplay e está entre os melhores de 2023 pela Folha de São Paulo, foi vencedor na categoria direção no 12° Rio LGBTQIA+ Film Festival.
Edvinas Puksta
Programador de festivais, caçador e selecionador de filmes, especialista da indústria, consultor e jurado, membro da Academia de Cinema Europeu, entusiasta de caminhadas e alpinismo (atingiu o pico Uhuru do Kilimanjaro, a 5850 metros, o ponto mais alto), apaixonado por basquete e cinéfilo sempre curioso. Desde 2018, atua como programador, pesquisador e membro do Comitê de Seleção do Festival de Cinema BLACK NIGHTS em Tallinn, e a partir do verão de 2023, assumiu o cargo de Diretor de Programação do Festival de Cinema de Amor de Tartu, TARTUFF.
Novos Olhares e Competitiva Internacional | Longas
Fábio Andrade
Fábio Andrade é artista e pesquisador de cinema. Doutor em Cinema Studies pela New York University, e mestre em roteiro de cinema pela Columbia University, com bolsa Capes/Fulbright, foi editor-chefe da revista Cinética, e já teve seu trabalho publicado por veículos como Criterion Collection, Film Quarterly, Film Comment, Filmmaker Magazine, Filme Cultura, DAAD, entre outros.
Lorenna Rocha
Historiadora (UFPE), crítica de cinema e programadora de mostras e festivais de cinema. Co-fundadora da INDETERMINAÇÕES e editora-chefe da revista câmarescura. Mestranda no PPGCom-UFPE. Atuou no blog Sessão Aberta (2019-2021) e na revista Cinética (2021). Esteve como programadora no FestCurtas BH (2021; 2022; 2023) e no Janela de Cinema (2022; 2023). Ministra cursos acerca da crítica, curadoria e cinema brasileiro. Em 2023, participou do programa Berlinale Talents e da residência artística RAW/Arché organizada por Doclisboa e Festival Márgenes.
Nathália Tereza
Nathália Tereza é bacharel em cinema e vídeo e mestranda no PPG-CINEAV UNESPAR. Seu trabalho dialoga com diferentes regiões do Brasil em um intercâmbio cultural, familiar e afetivo. Dirigiu, em parceria com Tomás Osten, o longa-metragem “Solange” (2023) e os curtas: “A Outra Margem” (2015), “De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (2017), “A Casa Sem Separação” (2015) e “A Mulher Que Sou” (2019).