Arquivo 2019

Filmes

Casa
Brasil
Letícia Simões

Chão
Brasil
Camila Freitas

De Novo Outra Vez
Argentina
Romina Paula

Diz a Ela que Me Viu Chorar
Brasil
Maíra Bühler

Entre Duas Águas
Espanha
Isaki Lacuesta

Família da Madrugada
Estados Unidos, México
Luke Lorentzen

Etangs Noirs
Bélgica
Pieter Dumoulin, Timeau De Keyser

Seguir Filmando
França
Ghiath Ayoub, Saeed Al Batal

Tel Aviv em Chamas
Bélgica, França, Israel, Luxemburgo
Sameh Zoabi

Pretérito.Imperfeito
China, Estados Unidos
Shengze Zhu

Aqueles que Desejam
Espanha, Suíça
Elena López Riera

Atalhos
Equador
Daniela Delgado Viteri

Aziza
Líbano, Síria
Kaadan Soudade

Entropia
Hungria
Flóra Anna Buda

Em Caso de Fogo
Portugal
Tomás Paula Marques

Presente
Indonésia
Aditya Ahmad

Sete Anos em Maio
Brasil
Affonso Uchôa

Thinya
Brasil
Lia Letícia

Terras do Mar
Argentina, Chile
Azucena Losana

A Cidade Escondida
Espanha
Victor Moreno

A Noite Amarela
Brasil
Ramon Porto Mota

Domínios
Japão
Natsuka Kusano

Não Pense que Eu Vou Gritar
França
Frank Beauvais

MS Slavic 7
Canadá
Deragh Campbell, Sofia Bohdanowicz

Levando Doces ao Cavalo
Índia
Anamika Haksar

A Cor Branca
Brasil
Afonso Nunes

Cinzas e Brasas
França
Manon Ott

Daniel
França
Atlan Marine

Enquanto Estamos Aqui
Brasil
Clarissa Campolina, Luiz Pretti

Espero Tua (Re)volta
Brasil
Eliza Capai

No Alto da Montanha
China
Yang Zhang

Indianara
Brasil
Aude Chevalier-­Beaumel, Marcelo Barbosa

No Salão Jolie
Bélgica
Rosine Mbakam

Pahokee
Estados Unidos
Ivete Lucas, Patrick Bresnan

Segunda Vez
Bélgica, Noruega
Dora García

Uma Corrente Selvagem
México
Nuria Ibáñez Castañeda

Uma Noite de Inverno
Coreia do Sul
Jang Woo­-Jin

Aurora
Cuba
Everlane Moraes

Caranguejo Rei
Brasil
Enock Carvalho, Matheus Farias

Na Boca da Mina
Cuba
Brandán Cerviño

Polis
Brasil
Rafael Baptista

Quebramar
Brasil
Cris Lyra

Sabá
Brasil
Sérgio de Carvalho

Tudo que é Apertado Rasga
Brasil
Fabio Rodrigues da Silva Filho

Uma História Africana
Portugal
Billy Woodberry

Terra Abençoada
Vietnã
Phan Ngoc Lân

Enclausurado
Espanha
Sol Prado

Instruções para Fazer um Filme
Estados Unidos
Nazli Dinçel

Linhas de Riso
Suíça
Patricia Wenger

Make It Soul
França
Jean­-Charles Mbotti Malolo

Omarska
França
Varun Sasindran

A Longa Caminhada
Austrália, Reino Unido
Nicolas Roeg

Cantando na Chuva
Estados Unidos
Gene Kelly, Stanley Donen

Conhecendo o Grande e Vasto Mundo
União Soviética
Kira Muratova

Filhas do Pó
Estados Unidos
Julie Dash

Memórias do Cárcere
Brasil
Nelson Pereira dos Santos

O Conformista
Alemanha, França, Itália
Bernardo Bertolucci

O Funeral das Rosas
Japão
Toshio Matsumoto

Os Renegados
França
Agnès Varda

Ó, Sol
França, Mauritânia
Med Hondo

PROGRAMA GERMAINE DULAC
Aqueles que se Fazem
Danças Espanholas
O Cigarro

França
Germaine Dulac

Reminiscências de Uma Viagem à Lituânia
Estados Unidos, Lituânia
Jonas Mekas

Casa Roshell
Chile, México
Camila José Donoso

Naomi Campbel
Chile
Camila José Donoso, Nicolás Videla

Nona – Se me Molham, Eu os Queimo
Brasil, Chile, Coreia do Sul, França
Camila José Donoso

Ninouche
França
Valérie Massadian

Sonhos de Gelo
Chile
Ignacio Agüero

T.R.A.P.
Argentina
Manque La Banca

A Mulher de Luz Própria
Brasil
Sinai Sganzerla

A Portuguesa
Portugal
Rita Azevedo Gomes

Sedução da Carne
Brasil
Júlio Bressane

Uma Fábrica de Pão
Estados Unidos
Patrick Wang

Boca de Loba
Brasil
Bárbara Cabeça

Dyketactics
Estados Unidos
Barbara Hammer

Força Dupla
Estados Unidos
Barbara Hammer

Latifúndio
Brasil
Érica Sarmet

Sem Título #5: A Rotina Terá Seu Enquanto
Brasil
Carlos Adriano

Vever (Para Bárbara)
Estados Unidos, Guatemala
Deborah Stratman

X-Manas
Brasil
Clarissa Ribeiro

As Divisões da Natureza
França
Raúl Ruiz

A Dupla Jornada
Argentina, Bolívia, Estados Unidos, México
Helena Solberg

A Hipótese do Quadro Roubado
França
Raúl Ruiz

A Vocação Suspensa
França
Raúl Ruiz

As Três Coroas do Marinheiro
França
Raúl Ruiz

Diálogos de Exilados
Chile, França
Raúl Ruiz

Dos Grandes Eventos e Pessoas Comuns
França
Raúl Ruiz

Estas São as Armas
Moçambique, Portugal
Murilo Salles

Fragmentos do Exílio
Brasil
Silvio Tendler

Meio-Dia
Brasil
Helena Solberg

Memórias de um Estrangulador de Loiras
Brasil
Júlio Bressane

Mueda, Memória e Massacre
Moçambique
Ruy Guerra

Não é Hora de Chorar
Chile
Luiz Sanz, Pedro Chaskel

O Leão de Sete Cabeças
França, Itália
Glauber Rocha

O Pequeno Exército Louco
Brasil
Lúcia Murat, Paulo Adário

O Teto da Baleia
Chile
Raúl Ruiz

Três Tristes Tigres
Chile
Raúl Ruiz

Un Séjour
Brasil
Carlos Diegues

Pinhão
Brasil
Andréia Kaláboa

Apneia
Brasil
Carol Sakura, Walkir Fernandes

Aquele Casal
Brasil
William de Oliveira

Bicha-Bomba
Brasil
Renan de Cillo

Criativa(mente) Destoante
Brasil
Natacha Oleinik

Essa Terra Não Vai Terminar
Brasil
Matias Dala Stella

Fronteiras/Guaíra
Brasil
Juliana Sanson

Maldita
Brasil
Laysa Machado

Mirror Mirror on the Wall
Brasil
Igor Urban

Um Filme de Verão
Brasil
Jo Serfaty

Alma
Colômbia
Santiago León Cuéllar

Circuito
Suíça
Delia Hess

Impermeável Pavio Curto
Brasil
Higor Gomes

Kids
Suíça
Michael Frei

Lily’s Hair
Brasil
Raphael Gustavo da Silva

O Malabarista
Brasil
Iuri Moreno

Marionete
Bélgica
Thimothée Crabbé

Mosca Seca
Espanha
Rut Juan

NEGRUM3
Brasil
Diego Paulino

O Grande Amor de um Lobo
Brasil
Kennel Rogis

Vivi Lobo e o Quarto Mágico
Brasil
Isabelle Santos, Edu MZ Camargo

A Rosa Azul de Novalis
Brasil
Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro

Bimi Shu Ykaya
Brasil
Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin, Zezinho Yube Huni Kuin

Bloqueio
Brasil
Quentin Delaroche, Victoria Alvares

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
Brasil
Marcelo Gomes

Ilha
Brasil
Ary Rosa, Glenda Nicácio

Antes de Ontem
Brasil
Caio de Nobrega Franco

Prefiro Não ser Identificada
Brasil
Juliana Muniz

Um Ensaio sobre a Ausência
Brasil
David Aynan

Vaga Carne
Brasil
Grace Passô, Ricardo Alves Jr

Júri

Competitiva

Alberto Ramos Ruiz

Crítico e programador de festivais com textos publicados em inúmeros veículos publicações e compilações, já cobriu festivais como Cannes, Veneza, San Sebastián, Montreal, Friburgo, Rotterdam, Toronto e Berlim, muitas vezes também convidado a júri oficial. Deu aulas sobre o cinema cubano na Sarah Lawrence College, em New York. Em 2010, preparou uma retrospectiva sobre a diáspora africana em Cuba para o Festival de Cinema Africano de Tarifa. Desde 2005 atua como programador do Festival de Havana, responsável pela edição de seu catálogo e, mais recentemente, pela coordenação de seus eventos teóricos.

Flavia Candida

Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, aonde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo , Goiânia Mostra Curtas, Vitória Cine Vídeo e Século XXI: Mulheres, Ação! Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção em 2018.

Rita Azevedo Gomes

Rita Azevedo Gomes é uma cineasta versátil e independente que explora novas formas de expressão. A sua atividade desde os anos 70 abrange áreas como Teatro, Ópera, Edição Gráfica e Cinema. Trabalhou junto de João Bénard da Costa, no Serviço de Cinema da Fundação Calouste Gulbenkian e na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Os seus filmes têm sido aclamados e premiados em diversos países e Festivais – Locarno, Veneza, Montreal, Rotterdam, Bafici, Buenos Aires, Turim, Viennale, Jeonju, Doc Lisboa, Marselha, Cinesul Rio, Japão, etc. Atualmente trabalha no Departamento de Programação Permanente da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

Novos Olhares / Olhares Brasil

Daniel Kasman

Daniel Kasman é Diretor de Conteúdo do MUBI. Mora em Nova York.

Javier Garcia Puerto

Javier Garcia Puerto é diretor do Festival REC (Tarragona) e é programador do festival Black Nights Film Festival (PÖFF).

Sarah-Tai Black

Sarah-Tai Black é programadora de cinema, curadora de artes e escritora radicada em Toronto. Ela é a coordenadora de programação do Images Festival e membro da equipe de programação do Festival Internacional de Toronto (TIFF). Sarah-Tai também é uma das diretoras do The Royal Cinema, onde ela coordena uma série mensal chamada Black Gold. Seu trabalho como escritora foi publicado por diversos veículos, incluindo The Globe and Mail, Cinema Scope, MUBI Notebook, The Review-TIFF e Cléo Journal. Seu comprometimento é com práticas feministas intersecionais nas artes e seu trabalho se concentra fortemente na representação e experiências de comunidades negras, queer e comunidades body positive.

Outros Olhares

André Félix

André Félix é mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e cineasta. Dirigiu os curtas-metragens ‘A Cor do Fogo e A Cor da Cinza’ e ‘Valentina’ e foi co-roteirista do longa-metragem ‘Entreturnos’. ‘Diante dos Meus Olhos’ é seu primeiro longa-metragem como diretor.

Patrícia Machado

Pesquisadora. Professora do curso de Comunicação (Cinema) da PUC-Rio. Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ com doutorado sanduíche da Université Sorbonne Nouvelle Paris III.

Raúl Camargo

Raúl Camargo, programador e professor chileno, passou a integrar a equipe de programação do FICValdivia festival em 2007, tornando­se diretor em 2014. Escreveu artigos para importantes periódicos como La Fuga, Fuera de Campo, Otros Cines e Hambre Cine. Ele leciona história do Cinema em diversas universidades chilenas.

Prêmio AVEC-PR

Laís Melo

Em 2016 fez seu primeiro curta autoral, ‘Tentei’, premiado como melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros. Agora finaliza seu segundo curta, ‘Me Deixei Alí’, contemplado no PROAV 2017. Quanto roteirista, junto com Jandir Santin, aprovou o projeto ‘Alvorada’ no 12º Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Laís é editora web para o jornal Brasil de Fato, educadora popular em cinema e mestranda em Cinema e Artes na Faculdade de Artes do Paraná-Unespar.

Letícia Simões

Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Roteiro para Documentário na Faculdade Hélio Alonso e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Em 2019, é artista convidada do Instituto Sacatar, um programa de residência artística entre Holanda e Brasil, sediado na Ilha de Itaparica.

Virgínia Flores

É professora e pesquisadora no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e Doutorado em Multimeios pela Unicamp (2013). Em 1989 passa a montar filmes, recebendo prêmio de Melhor Montagem no 29º Festival de Brasília com o longa-metragem ‘Pequeno Dicionário Amoroso’ de Sandra Werneck e na 30ª edição do mesmo festival com ‘Miramar’ de Júlio Bressane. Em 2004 ganha Bolsa Vitae de Artes para desenvolver a pesquisa ‘A Escuta Fílmica’. Como docente, dá aulas, principalmente, de montagem, preservação audiovisual, cinema experimental.

Curitiba_Lab

A Odisseia de Obà

roteiro
Myrza Muniz
Vânia Matos

direção
Myrza Muniz

produção
Vânia Matos

empresa produtora
Laranjeiras Filmes & Fruto Conteúdo

Novo Mundo

roteiro
Pedro Giongo

direção
Pedro Giongo

produção
Fran Camilo

empresa produtora
Metafixa Produções

O que está por vir

roteiro
Alice Riff
Vanessa Fort

direção
Alice Riff
Vanessa Fort

produção
Alice Riff
Vanessa Fort

empresa produtora
Studio Riff

Tempestade

roteiro
Alice Name-Bomtempo

direção
Alice Name-Bomtempo

produção
Amanda Kadobayashi

empresa produtora
Ritornelo

Terremoto Mãe

roteiro
Will Domingos

direção
Will Domingos

produção
Aline Mazzarella

empresa produtora
Estúdio Giz

Thales e o Lobo

roteiro
Enock Carvalho
Matheus Farias

direção
Enock Carvalho
Matheus Farias

produção
Enock Carvalho
Matheus Farias

empresa produtora
Gatopardo Filmes

Seminários

Equipe de Programação

Uma conversa aberta ao público com os curadores da sétima edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Conversa com Banquete Coutinho

Conversa com a equipe do filme de Abertura do 8º Olhar de Cinema.

Conversa com os filmes Diz a ela que me Viu Chorar e Espero a Tua (Re)volta

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Conversa com os filmes Um filme de Verão e A Mulher da Luz Própria

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

3º Fórum Paranaense de Cinema - Espaços de cinema: curadoria e programação

Os desafios de programar espaços públicos de cinema. Como mobilizar o espectador em um momento de mudança de comportamento de consumo.

3º Fórum Paranaense de Cinema - Diagnósticos e perspectivas para o audiovisual paranaense

Diagnósticos e perspectivas para o audiovisual paranaense.

Conversa com os filmes Bloqueio e Casa

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Conversa com o filme Levando Doces ao Cavalo e Etangs Noirs

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

3º Fórum Paranaense de Cinema - Ensino público de audiovisual

Panorama sobre o ensino de cinema e televisão no estado. Como garantir formação ampla e crítica às alunas e alunos.

Conversa com os filmes A Portuguesa e Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Conversa com os filmes A Cor Branca e A Noite Amarela

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Lançamento Abraccine - Trajetória da crítica de cinema no Brasil

Alguns dos autores falando sobre as críticas de seus estados e sobre a crítica em si.

Conversa com os filmes Indianara e Chão

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Conversa com os filmes Bimi Shu Ikaya e A Cidade Escondida

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.

Conversa com o filme De Novo Outra Vez

Bate-papo com a equipes do longa que estreou no festival.

Conversa Aberta com Camila José Donoso

Uma conversa aberta ao público em que a realizadora da mostra Foco comenta as suas origens no cinema e seu autodenominado processo “transficcional” de fazer filmes.

Raúl Ruiz e diálogos no exílio

Um diálogo em torno dos filmes e temas da Olhar Retrospectivo deste ano, que coloca em conversa filmes do cineasta chileno Raúl Ruiz com filmes de diretores brasileiros exilados.

Conversa com os filmes A Rosa Azul de Novalis e Enquanto Estamos Aqui

Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.