Arquivo 2017

Filmes

300 Milhas
Síria
Orwa Al Mokdad

El Mar, La Mar
Estados Unidos
Joshua Bonetta e J.P. Sniadecki

Fernando
Brasil
Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela

Corpo Estrangeiro
França, Tunísia
Raja Amari

Grande Grande Mundo
Turquia
Reha Erdem

Máquinas
Índia, Alemanha, Finlândia
Rahul Jain

Navios de Terra
Brasil
Simone Cortezão

Newton
Índia
Amit V Masurkar

Rey
Chile
Niles Atallah

Soldado
Argentina
Manuel Abramovich

Vangelo
Itália
Pippo Delbono

A Ilha do Farol
Brasil
Jo Serfaty, Mariana Kaufman

Balança Brasil
Brasil
Carlos Segundo

Ciudad Maya
França, México
Andrés Padilla Domene

Ocorridos em Recinto Obscuro
Índia
Ashim Ahiuwalia

Fajr
Fiji
Lois Patiño

O Disco Resplandece
Turquia, Espanha
Chema Garcia Ibarra

Nyo Vweta Nafta
Portugal
Ico Costa

Penúmbria
Portugal
Eduardo Brito

Selva
Costa Rica, Argentina, Chile
Sofia Quirós

Vacío/a
Peru
Carmen Rojas Gamarra

Garatujas, Bodamecos e Outros Monstros
Brasil
João Castelo Branco, Elisabeth Moreschi

La Tierra Aún se Muueve
México
Pablo Chavarria Gutiérrez

Occidental
França
Neïl Beloufa

People Power Bombshell: O Diário de Vietnam Rose
Filipinas
John Torres

Todas as Cidades do Norte
Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro
Dane Komljen

Parque Tonsler
Estados Unidos
Kevin Jerome Everson

A Casa de Lúcia
Brasil
João Marcelo, Lúcia Luz

Alipato – A Brevíssima Vida de um Malandro
Filipinas, Alemanha
Khavin De La Cruz

De um Ano Sem Eventos
Alemanha
Ann Carolin Renninger, René Frölke

Uma paisagem de Yangtze
China
Xu Xin

Outono, outono
Coréia do Sul
Jang Woojin

Hema Hema: Cante para Mim Enquanto eu Espero
Butão, Hong-Kong
Khyentse Norbu Rimpoche

Homem Livre
Brasil
Alvaro Furloni

Meu Corpo é Político
Brasil
Alice Riff

Moscas Noturnas
Áustria, Suécia
Georg Tiller

O Vislumbre da Separação
China
Yue Chen

Convicções
Rússia, Polônia
Tatiana Christova

Acaiaca
Brasil
Leonardo Good God

Copias de Uma Noite Sem Manhã
Espanha
Ageda Kopia Taldea

Cilaos
França
Camilo Restrepo

O Conto de Antonia
Suíça, Colômbia
Jorge Cadena

Estado Itinerante
Brasil
Ana Carolina Soares

Mão de Obra
Grécia, França
Loukianos Moshonas

Na Missão, com Kadu
Brasil
Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito

Senhores (sem culpa)
México
Annalisa D Quagliata

Nunca é Noite no Mapa
Brasil
Ernesto de Carvalho

O Porteiro do Dia
Brasil
Fábio Leal

Regresso de Saturno
Brasil
Bianca Muniz, Marcus Curvelo

Setembro
Portugal, Bulgária
Leonor Noivo

A Concha que Chora
Canadá, Haiti
Vincent Toi

Momento Assustador
Estados Unidos
Shirley Clarke

Anathan
Japão
Josef vin Sternberg

Boudu, Salvo das Águas
França
Jean Renoir

Conversas no Maranhão
Brasil
Andrea Tonacci

Couro de Gato
Brasil
Joaquim Pedro de Andrade

Curtas Norman McLauren
Canadá
Norman McLauren

História da Noite
Suíça, Itália, Alemanha, França
Clemens Klopfenstein

Viagem ao Fim do Universo
República Tcheca
jindrich Polák, Pavel Jurácek

Longo Caminho da Morte
Brasil
Julio Calasso

Monangambee
Argélia
Sarah Maldoror

Os Inconfidentes
Brasil
Joaquim Pedro de Andrade

História de Taipei
Taiwan
Edward Yang

Visionários
Brasil
Fernando Severo

Viagem à Lua
França
Georges Méliès

Espelho Negro
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

Dao Khanong
Tailândia, Países Baixos, França, Qatar
Anocha Suwichakornpong

Objeto Misterioso ao Meio-dia
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

Fantasmas
Tailândia, Estados Unidos
Anocha Suwichakornpong

Graceland
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

 

História Mundana
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

Como, Amor, Verdadeiro
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

Almoço
Singapura
Anocha Suwichakornpong

Anoitecer
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

 

Estrangeiro
Tailândia
Anocha Suwichakornpong

66kinos
Alemanha
Philipp Hartmann

Um Sonho Tranquilo
Coreia do Sul
Lu Zhang

O que me Motiva
Chile
Ignacio Agüero

O que me Motiva II
Chile
Ignacio Agüero

O Limoeiro Real
Argentina
Gustavo Fontán

Modo de Produção
Brasil
Dea Ferraz

Não-reconciliados
França
Jean-Marie  Straub

Rifle
Brasil, Alemanha
Davi Pretto

A Última Gargalhada
República de Weimar
F. W. Murnau

Caminhada Noite Adentro
República de Weimar
F. W. Murnau

As Finanças do Grão-duque
República de Weimar
F. W. Murnau

Fausto
República de Weimar
F. W. Murnau

Tartufo
República de Weimar
F. W. Murnau

Nosferatu
República de Weimar
F. W. Murnau

Fantasma
República de Weimar
F. W. Murnau

O Castelo Vogelöd
República de Weimar
F. W. Murnau

Aurora
Estados Unidos
F. W. Murnau

Tabu
Estados Unidos
F. W. Murnau

Entre Nós, o Estranho
Brasil
Guto Pasko

#nósmanteremosfirmes
Brasil
Diego Florentino

A Canção do Asfalto
Brasil
Pedro Giongo

A Cor do Silêncio
Brasil
Karize Kresteniuk

A Rua Muda
Brasil
Eduardo Colgan

O Mundo Estratifica, o Corpo se Desloca
Brasil
Igor Urban

Órion
Brasil
Rodriane DL

Sobejar
Brasil
Helena Volani

Você Ainda não Está Morta
Brasil
Ana Johann

A Piscina de Caíque
Brasil
Raphael Gustavo da Silva

Caminho dos Gigantes
Brasil
Alois Di Leo

Lago Cristal
Estados Unidos
Jennifer Reeder

Desmonte
Brasil
Mari Cavalcanti

Dois Trens
Rússia
Svetlana Andrianova

Garoto VHS
Brasil
Carlos Daniel Reichel

Horizonte de Bene
França
Jumi Yoon, Eloic Gimenez

Teddy Tranquilo
Croácia
Tomislav Gregl

Médico de Monstro
Brasil
Gustavo Teixeira

Psiconautas, as Crianças Esquecidas
Espanha
Alberto Velasquez, Pedro Rivero

Ringo
Espanha
Adria Pagés

Tailor
Brasil
Cali dos Anjos

Júri

Competitiva

Guto Parente

Guto Parente, 33, cineasta, realizou 7 curtas e 6 longas – “Estrada para Ythaca” (2010), “Os Monstros” (2011), “No Lugar Errado” (2011), “Doce Amianto” (2013), “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014), e “O Estranho Caso de Ezequiel” (2016). Teve filmes exibidos em festivais como Locarno, Roterdã, Viennale, AFI, FIDMarseille, entre outros. Atualmente está finalizando seus 7º e 8º longas – “O Clube dos Canibais” e “Inferninho”. É sócio da produtora cearense Tardo Filmes.

Maria José Santacreu

Maria José Santacreu (Montevideo, 1967). É diretora da Cinemateca Uruguaia e do Festival Internacional de Cinema do Uruguai. É editora de Arte e Cultura do Seminário Brecha. Escreve sobre cinema, quadrinhos e literatura.

Philippe Gajan

Philippe Gajan é diretor de programação para o Festival du Nouveau Cinéma, em Montreal. Ele faz parte do festival desde 1999. Além disso, é também crítico de cinema e diretor da revista 24 Images.

Outros Olhares

Bárbara Rangel

Formada em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Preservação e Apresentação da Imagem em Movimento pela Universidade de Amsterdam e, como parte deste programa, trabalhou nos arquivos da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Francesa. Atualmente faz parte da equipe de programação de cinema do Instituto Moreira Salles e é responsável pela edição dos DVDs publicados pela instituição.

Luís Fernando Moura

Curador, programador e pesquisador de cinema. Coordenador de programação da Janela Internacional de Cinema do Recife. Jornalista, com textos publicados em jornais como o Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio do Estado de São Paulo e em revistas como Continente, Tercer Film e La Fuga. Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisa em que aproxima teorias do cinema, filosofia e estudos sobre animalidade.

Monica Delgado

Diretora da Desistfilm. Uma crítica de cinema peruana com conhecimento acadêmico em Comunicação Social e Estudos Culturais. Ela publicou diferentes artigos e ensaios sobre cinema em várias revistas impressas e online.

Novos Olhares / Melhor Filme Brasileiro

Lili Hinstin

Lili Hinstin nasceu em 1977. É uma das fundadoras da produtora Les Films du Saut du Tigre em 2001. De 2005 a 2009, ela foi a responsável pelo complexo de cinema da Academia Francesa em Rome Vila Médicis. Programadora para diferentes mostras, ela foi diretora artística adjunta para o Festival Internacional Cinéma du Réel no Centre Pompidou de 2010 à 2013. lili é a diretora artística do Festival Internacional Entrevues Belfort desde 2013.

Marcelo Alderete

Programador para o Festival Internacional de Cinema Mar del Plata (Argentina) e para o ANTOFADOCS (Chile). Colaborador da revista Haciendo Cine.

Ulrich Ziemons

Ulrich Ziemons é curador de filmes, residido em Berlin. Ele é um dos curadores do programa Berlinale Forum Expanded, assim como um membro da comissão de seleção de curtas-metragens do Dokfest Kassel. Ele fez a curadoria de filmes para programações e exibições para a Bienal Kochi Muziris, MMCA Seoul, Arsenal – Instituto do Filme e Vídeo de Arte de Berlim, entre outros. Em 2014 seu livro Aufzeichungen eines Storm Squatters foi publicado, a primeira monografia alemã sobre o cineasta experimental americano George Kuchar.

Prêmio da Crítica (ABRACCINE)

Adriano Garret

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é idealizador e editor do Cine Festivais, primeiro site jornalístico brasileiro especializado na cobertura das mostras e festivais de cinema. Dedica-se ao pensamento da seleção e programação de filmes. Realizou entrevistas com curadores de alguns dos principais festivais brasileiros. Como repórter e crítico de cinema, também colaborou com o site Opera Mundi.

Pedro Plaza

Pesquisador e professor, é doutor pela USP com tese sobre a moderna crítica de cinema no Brasil. Atuou no Arquivo de Paulo Emílio Salles Gomes/Cinemateca Brasileira. É professor do departamento de História e do programa de pós-graduação em História na Universidade Federal do Paraná. Publicou artigos, com destaque para Arte e política no Brasil: modernidades (Perspectiva, 2014), Olhares: audiovisualidades contemporâneas brasileiras (Felcicam, 2016). Colaborou também nas revistas Sinopse (USP), Antíteses (Londrina), Iluminuras (Porto Alegre), Cadernos do Tempo Presente (Aracaju), Contra-campo (UFF) e Significação-Revista de Cultura Audiovisual.

Orlando Margarido

Repórter da área cultural, crítico de cinema e artes plásticas. Trabalhou nas revistas Veja São Paulo e Carta Capital, além dos jornais Diário do Grande ABC e Gazeta Mercantil. Integra o comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Escreveu Ser Ator – Antônio Petrin (Imprensa Oficial). Colaborou nos livros Manoel de Oliveira (CosacNaify/Mostra SP, 2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (Letramento/Abraccine). É um dos organizadores de Bernardet 80 – Impacto e Influência no Cinema Brasileiro (Paco/Abraccine). É vice-presidente da Abraccine.

Neusa Barbosa

Jornalista, escritora e pesquisadora, é pós-graduada em História da Arte. Trabalhou nos jornais Follha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e na revista Veja S. Paulo. Criou e edita o site Cineweb desde 2000. Colaboradora da agência Thomson Reuters. Realiza cursos e curadorias de mostras de cinema. Integra a comissão de seleção do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade desde 2006. Sócia-fundadora da Abraccine e do coletivo Elviras de Mulheres Críticas de Cinema.

Yale Gontijo

É jornalista cultural, roteirista e crítica de cinema. Trabalhou na equipe de Cultura do jornal Correio Braziliense por sete anos. É sócia da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e sócia-fundadora do coletivo Elviras de Mulheres da Crítica de Cinema.

Prêmio AVEC-PR

Bruna Machado

Formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado (em andamento) em Literaturas, no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, atualmente ministra as disciplinas de Teorias do Cinema I e Narrativa Audiovisual no curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR, como professora e colaboradora.

Carlos Eduardo Lourenço Jorge

Mineiro de Belo Horizonte. Cinema pela FAAP (71 a 74). Criador da Divisão de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual de Londrina. Curador da sala de cinema da UEL. Crítico da Folha de Londrina, Jornal de Londrina e Folha de Londrina. Colaborador em publicações especializadas ou não. Cobertura de festivais nacionais e internacionais. Desde 1997 em Cannes. Desde 1995 em Veneza. Coordenador de debates. Fest de Gramado desde 1980.

Daniel Pereira

Daniel Pereira é o diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista. Trabalha desenvolvendo projetos para cinema, tv e publicidade há 11 anos.

Curitiba_Lab

1989

Juliana Sanson e Fabulário Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

Amém

Mariana Tesch Morgon e Lusco Fusco Filmes Ltsa – EPP
Módulo: Longa-metragem Ficção

Barões Detrás do Morro

Marcela Bordin, Germano de Oliveira, Avante Filmes, Besouro Filmes, Casa de Cinema
Módulo: Longa-metragem Ficção

Fotograma

Fernanda Pessoa e Moro Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

Inimigo

Bruno Carboni, Marcela Bordin e Tokyo Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

O Homem Cordial

Iberê Carvalho, Pablo Stoll e Pavirada Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

O Vulto do Pássaro

Douglas Soares, Humberto Carrão e Glaz Entretenimento
Módulo: Longa-metragem Ficção

Sereis uma só Carne

Andréa Kalaboa, Tiago Lipka e GP7
Módulo: Longa-metragem Ficcção

Capítulo XIX

Luiz Ernani Lepchak
Módulo: Documentário

Corpo Fissura

Laís Melo Dlugosz
Módulo: Documentário

Entre Paraísos Ficcionais e Terras Prometidas

Shai Oliva Alon
Módulo: Documentário

Fôlego

Bruna Steudel
Módulo: Documentário

No Meu Coração Reina a Congada

Leandro Cordeiro
Módulo: Documentário

No Topo do Mundo

Diego de Mello Rego Lopes
Módulo: Documentário

Puerpeba

Camila Macedo Ferreira Mikos
Módulo: Documentário

Xondaria

Eduardo Martins Zimermann Camargo
Módulo: Documentário

Contracapa

Rafael Waltrick
Módulo: Série

Corpo de Delito

Fernanda Morini
Módulo: Série

Deus, o Diabo e a Vida

Julia Vidal
Módulo: Série

Histórias do Busão

Alessandra Pajolla
Módulo: Série

Resgate

Fernando Coelho
Módulo: Série

Sedentário

William de Oliveira
Módulo: Série

Seminários

Equipe de Programação

O time de curadores e programadores do Olhar de Cinema fazem um balanço dos filmes do festival, contextualizando-os.

Mesa de Intervenção

Realizadores de diferentes gerações discorrem acerca do Cinema de Invenção, filmes irreverentes e provocativos produzidos em fins dos anos sessenta e início dos anos setenta, e suas reverberações nas produções contemporâneas.

Roteiros de Séries de TV

Importantes roteiristas nacionais, autores de obras como Carcereiros e Supermax, falam de suas obras e do mercado de TV para roteiristas.

O Legado de Murnau

A influência do mestre alemão na história do cinema mundial.

Masterclass Ignacio Agüero + Exibição O que me motiva

Discussão sobre a obra do documentarista chileno Ignacio Agüero: suas influências estéticas e temáticas, seu processo criativo.

Mesa Crítica Vlogger

Conversa acerca das novas ferramentas para análise, reflexão e debate sobre filmes.

Masterclass Anocha Suwichakornpong

Discussão sobre a obra da realizadora tailandesa Anocha Suwichakornpong: suas influências estéticas e temáticas, seu processo criativo. Contará com a mediação de Aaron Cutler.

Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

Discussão acerca da inserção da mulher na crítica cinematográfica e sobre o olhar feminino para filmes dirigidos por mulheres e homens.

Lançamento de Livro Bernardet 80 - Impato e Influência no Cinema Brasileiro

Obra organizada por Ivonete Pinto e Orlando Margarido, trata da atuação crítica do longevo, profícuo e atuante pensador cinematográfico Jean-Claud Bernardet, demonstrando as ramificações e influências de seu pensamento na produção cinematográfica nacional através de artigos escritos por realizadores, acadêmicos e pesquisadores.