Arquivo 2016

Filmes

A Cidade do Futuro
Brasil
Cláudio Marques e Marília Hughes

Antonia.
Itália
Ferdinando Cito Filomarino

Irmãos da Noite
Áustria
Patric China

O Vento Sabe que eu Volto à Casa
Chile
José Luís Torres Leiva

Eles Vieram e Roubaram sua Alma
Brasil
Daniel de Bem

Gulîstan, Terra de Rosas
Canadá/Alemanha
Zaynê Akyol

A Última Terra
Paraguai/Holanda/Chile/Catar
Pablo Lamar

Maestà, a Paixão de Cristo
França
Andy Guérif

O Estranho Caso de Ezequiel
Brasil
Guto Parente

Um Outro Ano
China
Shengze Zhu

A Moça que Dançou com o Diabo
Brasil
João Paulo Miranda Maria

Uma Outra Cidade
Vietnã
Pham Ngoc Lan

Ascenção
Portugal
Pedro Peralta

Babor Casanova
Suiça
Karim Sayad

Fogo
Argentina
Pablo Penchansky

Maria do Mar
Portugal
João Rosas

Pequenas Histórias do Mundo Antes de Dormir
Bélgica
Maxime Coton

Sob o Sol
China/Austrália
Qiu Yang

Solon
Brasil
Clarissa Campolina

Nos Últimos Dias da Cidade
Egito/Alemanha/Reino Unido
Tames El Said

Ama-San
Portugal/Suíça
Cláudia Varejão

Nó na Cabeça
Argélia/França
Hassen Ferhani

Fragmento 53
Itália/Suiça
Frederico Lodoli e Carlo Gabriele Tribbioli

Geografia
Líbano
Chaghig Arzoumanian

Talvez Deserto, Talvez Universo
Portugal/Brasil
Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes

Zud
Alemanha/Polônia
Marta Minorowicz

Ator Martinez
Estados Unidos
Mike Ott, Nathan Silver

Carnívora
Brasil
Arthur Tuoto

Homo Sapiens
Áustria
Nikolaus Geyrhalter

Oleg e as Artes Raras
Espanha
Andrés Duque

Oncle Bernard – uma anti-lição de economia
Canadá/Espanha
Richard Brouillette

Os Pássaros Estão Distraídos
Brasil/França
Diogo Oliveira e João Vieira Torres

Rio Corgo
Suíça/Portugal
Sergio da Costa e Maya Kosa

Ta’ang
Hong Kong/França
Wang bing

O Céu Treme Enquanto a Terra tem Medo e os Olhos não são Irmãos
Reino unido
Ben Rivers

Despertar (Subic)
Estados Unidos/Filipinas
John Gianvito

A Casa Cinza e as Montanhas Verdes
Brasil
Deborah Viegas

Um Lugar que Eu Nunca Estive
Suíça
Adrian Flury

Ainda Sangro por Dentro
Brasil
Carlos Segundo

O Escavador
Líbano/Emirados Árabes/França
Ali Cherri

As Crianças Fantasmas
Brasil/França
João Vieira Torres

Há Terra!
Brasil/França
Ana Vaz

IRRLA3UFER
Alemanha
Moritz Draheim

Passos
Polônia
Karolina Zaleszczuk

O Aquário e a Nação
suíça/França
Jean-Marie Straub

O Horizonte de Eventos
França
Guillermo Moncayo

A Solidão das Imagens
México
Jorge Sistos Moreno

Medo
Eslováquia/República Checa
Michal Blaško

Amarcord
Itália
Frederico Fellini

Compasso de Espera
Brasil
Antunes Filho

Como era Verde meu Vale
Estados Unidos
John Ford

Estrela Encoberta de Nuvens
Índia
Ritwik Ghatak

Mouchette, a Virgem Possuída
França
Robert Bresson

Ninotchka
Estados Unidos
Ernst Lubitsch

 

O Manuscrito de Saragoça
Polônia
wojciech Jerzy Has

A Cor do Romã
Armênia
Sergei Parajanov

O Homem Roubado
Argentina
Matías Piñero

Todos Mentem
Argentina
Matías Piñero

Rosalinda
Argentina/Coreia
Matías Piñero

Viola
Argentina
Matías Piñero

A Princesa da França
Argentina
Matías Piñero

Anna
Itália
Alberto Grifi e Massimo Sarchielli

Entre Cercas
França
Avi Mograbi

O Artista da Fome
Japão/Coréia do Sul
Masao Adachi

Informe Geral II. O Novo Roubo da Europa
Espanha
Pere Portabella

Programa de Curtas de Animação Irmãos Wagner
Brasil
Irmãos Wagner

Pega Ladrão
Itália
Luís Sérgio Person

O Otimista Sorridente
Itália
Luiz Sérgio Person

Trilogia do Terror
Brasil
Ozualdo Candeias, Luíz Sérgio Person e José Mojica Marins

São Paulo S/A
Brasil
Luiz Sérgio Person

O Caso dos Irmãos Naves
Brasil
Luiz Sérgio Person

Panca de Valente
Brasil
Luiz Sérgio Person

Cassy Jones – O Magnífico Sedutor
Brasil
Luiz Sérgio Person

A Grande Nuvem Cinza
Brasil
Marcelo Munhoz

Mudei seu Nome e Segui Falando Dela sem que Você Soubesse
Brasil
João Solda

João & Maria
Brasil
Eduardo Baggio

MMXII
Brasil
Alexander Aguiar e Frederico Neto

Nada Muda Entre Nós
Brasil
Bruno Costa

Noite Púrpura
Brasil
Caroline Biagi

O Último Retrato
Brasil
Arthur Tuoto

Pai aos 15
Brasil
Danilo Custódio

Júri

Competitiva

Anette Dujisin

Com uma trajetória em história Contemporânea, Anette começou a trabalhar como assistente de direção para o cineasta independente italiano Corso Salani, uma colaboração que durou quase 10 anos. Em seguida, ela atuou em festivais de cinema. Ela é programadora da Semana da Crítica de Veneza e coordenadora de eventos para o fórum de co-produção When East Meest west no Trieste Film Festival e programadora na Festa do Cinema Italiano em países Lusófonos.

Cecilia Barrionuevo

Desde 2010 até o presente, ela tem atuado como programadora do Festival Internacional de Cinema Mar del Plata. Ela tem colaborado como programadora convidada para outros festivais de cinema e museus. É coeditora da publicação Las Naves Cine. Tem colaborado como escritora em diversas publicações culturais, participou em discussões em mesas redondas e como jurista em festivais de cinema internacionais. Tem um mestrado em Direção Criativa de Documentário. Em 2013, foi bolsista na Flaherty Film Seminar NY.

Paul Dallas

Paul Dallas é escritor, produtor e jornalista. Seus escritos foram publicados no Artforum, BOMB, Cinema Scope, extra Extra, Film Comment, Filmmaker Magazine, Indiewire e Interview Magazine. Foi curador de cinema para a Universidade de Columbia, Museu Guggenheim e Union Docs. Recentemente, trabalhou no novo drama de Michael Almeteyda ‘Marjore prime’. Atualmente está desenvolvendo vários projetos de longa-metragem com o diretor Fréderic Tcheng. paul é graduado pela Cooper Union em New York.

Olhares Brasil

Andrea Stavenhagen

Depois de trabalhar na direção do curta-metragem do IMCINE e na subdiretoria do Centro de Capacitação Cinematográfica, dirigiu o Encuentro Iberamericano de Coproduccióna e outras atividades do Industria des Festival de Guadalajara. Ela codirigiu o Taller Morelia Lab, uma iniciativa essencial para a formação de produtores. Ela atualmente é Delegada da América Latina para o Festival de San Sebastian, coordenadora de iniciativas profissionais de Morelia e colaboradora de Sarajevo.

Daniel Queiroz

Nascido em Belo Horizonte, foi programador do Cine Humberto Mauro, Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e coordenador de programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Desde 2012 é programador do Cine 104 e, desde 2013, curador do festival da Semana dos Realizadores.

John Campos Gómez

Cinéfilo peruano. Como programador independente, realiza ciclos especializados em centros culturais e universidades do Peru, bem como em festivais internacionais, tais como BAFICI (Argentina), Radical (Bolívia), FICVAldívia (Chile). Ele também escreve sobre cinema no site argentino OtrosCines.com, edita o blog OtrosCines/Peru e é colunista da revista Cinéfilo (Córdoba, Argentina).
Atua Também como programador do FICValdívia (Chile) e diretor do Transcinema, Festival Internacional de Cinema do Perú.

Novos Olhares

Boris Nelepo

Boris Nelepo atua como crítico de cinema e programador em festivais. Foi curador em diversos festivais de cinema e para as retrospectivas de Želimir Žilnik. Peter von Bagh, Marlen Khutsiev, Bela Tarr, Pierre Léon, Philippe Garrel e Seijun Suzuki (Moscou). Boris tem escrito para diversas publicações russas e internacionais, tais como Trafic (França), MUBI (EUA), Cinema Scope (Canadá), Libération (França), Lumière (Espanha), Moving Image Source (EUA). Ele atua também como consultor de cinema russo para o Festival de Locarno.

Dennis Lim

Dennis Lim é o diretor de programação da Film Society of Lincoln Center. Ele escreveu diversas publicações, incluindo o The New York Times. Artforum, Cinema Scope e The Village Voice. Ele é também o autor da biografia crítica David Lynch: The Man From Another Place (2015). Lecionou em Harvard, na Universidade de Nova York, e na New School.

Eduardo Valente

Acessor Internacional na ANCINE entre 2011 e 2016, é formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Cineasta, crítico e curador em festivais de cinema. Dirigiu três curtas e um longa, todos exibidos em diferentes mostras do Festival de Cannes: foi editor das revistas virtuais Contracampo e Cinética e fundador da Semana dos Realizadores.

Prêmio da Crítica (Abraccine)

Charlene Dinhut

Charlene Dinhut trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Ela também trabalha como curadora de filmes no Museu da Caça e da Natureza, um local muito peculiar em Paris para a arte contemporânea.

Geraldine Gomez

Geraldine Gomez trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Com uma tese em história da arte contemporânea, Geraldine Gomez é apaixonada pela imagem e registra com prazer o quanto novas mídias contribuem para a sua modernidade. Em 2005, ela criou o evento Hors Pistes.

Curitiba_Lab

Encontro no Fim dos Dias

Direção e Roteiro: Daiane Marcon e Daniel de Bem.
Produção: Tokyo Filmes e Avante Filmes.

Galatéa

Direção e Roteiro: Dov Zylberman
Produção: João Carvalho

Goblin

Direção e Roteiro: Thiago Brito e Isabella Raposa.
Produção: Lúdica Produções Audiovisuais.

Mar Aberto

Direção e Roteiro: Amaranta César.
Produção: Descontínuo Filmes

Natan

Direção e Roteiro: Luciana Vieira e Victor Costa Lopes.
Produção: Tardo Filmes.

Predião

Direção e Roteiro: Felipe Santo.
Produção: Punta Colorada de Cinema.

Seminários

Curadoria e Programação

O papel do programador de filmes em festivais e mostras: a legitimação de tendências estéticas e busca por novas linguagens. As diferentes metodologias de trabalho e a relação com o mercado cinematográfico.

Mulheres no Cinema

A participação de mulheres no cinema: como conquistar espaço em um meio majoritariamente de participação masculina, para protagonizar a construção de novos discursos cinematográficos? As implicações do baixo número de mulheres realizando, programando, exibindo e produzindo material crítico sobre filmes.

Cultura na Era do Golpe

Em meio ao golpe parlamentar da residente Dilma Rousseff em curso, o presidente interino Michel Temer, em seu primeiro dia de governo, extinguiu o Ministério da Cultura, criado em 1985. Quais os avanços do setor cultural na sociedade brasileira desde a criação do Ministério? Quais as consequências sociais, culturais e econômicas de sua extinção?

Conversas sobre Person

Debate sobre a obra do cineasta Luiz Sérgio Person: sua relação com temas recorrentes, questões de autoria, relação com o cinema novo, a divergência entre o cinema novo (carioca) e o cinema paulista e outras histórias.

Masterclass Matías Piñeiro

Discussão sobre a obra do jovem cineasta argentino Matías Piñero: quais suas influências estéticas e temáticas, quais seus processos de criação. Além de trechos de seus filmes já finalizados, o realizador exibirá trechos do seu mais recente trabalho, ainda em fase de finalização, o longa-metragem ‘Hermia & Helena’.

Crítica e Curadoria

A relação entre crítica e curadoria na construção do pensamento cinematográfico. Quais as convergências e divergências entre curadores e programadores a respeito do cinema contemporâneo? Em meio a conflito de interesses, como evitar que uma das partes fique subjugada a outra?

Jovens Atores – Atores não profissionais / Não atores

Os desafios e prazeres da criação a partir do trabalho com elenco jovem e/ou não profissional. Estudo de caso do filme ‘A Cidade do Futuro’ (de Cláudio Marques e Marília Hughes) e da série ‘Nóis por Nóis’ (de Aly Muritiba e Jandir Santin), ambos na presença dos elencos formados por jovens atores e atores não profissionais.