roteiro
Myrza Muniz
Vânia Matos
direção
Myrza Muniz
produção
Vânia Matos
empresa produtora
Laranjeiras Filmes & Fruto Conteúdo
Casa
Brasil
Letícia Simões
Chão
Brasil
Camila Freitas
De Novo Outra Vez
Argentina
Romina Paula
Diz a Ela que Me Viu Chorar
Brasil
Maíra Bühler
Entre Duas Águas
Espanha
Isaki Lacuesta
Família da Madrugada
Estados Unidos, México
Luke Lorentzen
Etangs Noirs
Bélgica
Pieter Dumoulin, Timeau De Keyser
Seguir Filmando
França
Ghiath Ayoub, Saeed Al Batal
Tel Aviv em Chamas
Bélgica, França, Israel, Luxemburgo
Sameh Zoabi
Pretérito.Imperfeito
China, Estados Unidos
Shengze Zhu
Aqueles que Desejam
Espanha, Suíça
Elena López Riera
Atalhos
Equador
Daniela Delgado Viteri
Aziza
Líbano, Síria
Kaadan Soudade
Entropia
Hungria
Flóra Anna Buda
Em Caso de Fogo
Portugal
Tomás Paula Marques
Presente
Indonésia
Aditya Ahmad
Sete Anos em Maio
Brasil
Affonso Uchôa
Thinya
Brasil
Lia Letícia
Terras do Mar
Argentina, Chile
Azucena Losana
A Cidade Escondida
Espanha
Victor Moreno
A Noite Amarela
Brasil
Ramon Porto Mota
Domínios
Japão
Natsuka Kusano
Não Pense que Eu Vou Gritar
França
Frank Beauvais
MS Slavic 7
Canadá
Deragh Campbell, Sofia Bohdanowicz
Levando Doces ao Cavalo
Índia
Anamika Haksar
A Cor Branca
Brasil
Afonso Nunes
Cinzas e Brasas
França
Manon Ott
Daniel
França
Atlan Marine
Enquanto Estamos Aqui
Brasil
Clarissa Campolina, Luiz Pretti
Espero Tua (Re)volta
Brasil
Eliza Capai
No Alto da Montanha
China
Yang Zhang
Indianara
Brasil
Aude Chevalier-Beaumel, Marcelo Barbosa
No Salão Jolie
Bélgica
Rosine Mbakam
Pahokee
Estados Unidos
Ivete Lucas, Patrick Bresnan
Segunda Vez
Bélgica, Noruega
Dora García
Uma Corrente Selvagem
México
Nuria Ibáñez Castañeda
Uma Noite de Inverno
Coreia do Sul
Jang Woo-Jin
Aurora
Cuba
Everlane Moraes
Caranguejo Rei
Brasil
Enock Carvalho, Matheus Farias
Na Boca da Mina
Cuba
Brandán Cerviño
Polis
Brasil
Rafael Baptista
Quebramar
Brasil
Cris Lyra
Sabá
Brasil
Sérgio de Carvalho
Tudo que é Apertado Rasga
Brasil
Fabio Rodrigues da Silva Filho
Uma História Africana
Portugal
Billy Woodberry
Terra Abençoada
Vietnã
Phan Ngoc Lân
Enclausurado
Espanha
Sol Prado
Instruções para Fazer um Filme
Estados Unidos
Nazli Dinçel
Linhas de Riso
Suíça
Patricia Wenger
Make It Soul
França
Jean-Charles Mbotti Malolo
Omarska
França
Varun Sasindran
A Longa Caminhada
Austrália, Reino Unido
Nicolas Roeg
Cantando na Chuva
Estados Unidos
Gene Kelly, Stanley Donen
Conhecendo o Grande e Vasto Mundo
União Soviética
Kira Muratova
Filhas do Pó
Estados Unidos
Julie Dash
Memórias do Cárcere
Brasil
Nelson Pereira dos Santos
O Conformista
Alemanha, França, Itália
Bernardo Bertolucci
O Funeral das Rosas
Japão
Toshio Matsumoto
Os Renegados
França
Agnès Varda
Ó, Sol
França, Mauritânia
Med Hondo
PROGRAMA GERMAINE DULAC
Aqueles que se Fazem
Danças Espanholas
O Cigarro
França
Germaine Dulac
Reminiscências de Uma Viagem à Lituânia
Estados Unidos, Lituânia
Jonas Mekas
Casa Roshell
Chile, México
Camila José Donoso
Naomi Campbel
Chile
Camila José Donoso, Nicolás Videla
Nona – Se me Molham, Eu os Queimo
Brasil, Chile, Coreia do Sul, França
Camila José Donoso
Ninouche
França
Valérie Massadian
Sonhos de Gelo
Chile
Ignacio Agüero
T.R.A.P.
Argentina
Manque La Banca
A Mulher de Luz Própria
Brasil
Sinai Sganzerla
A Portuguesa
Portugal
Rita Azevedo Gomes
Sedução da Carne
Brasil
Júlio Bressane
Uma Fábrica de Pão
Estados Unidos
Patrick Wang
Boca de Loba
Brasil
Bárbara Cabeça
Dyketactics
Estados Unidos
Barbara Hammer
Força Dupla
Estados Unidos
Barbara Hammer
Latifúndio
Brasil
Érica Sarmet
Sem Título #5: A Rotina Terá Seu Enquanto
Brasil
Carlos Adriano
Vever (Para Bárbara)
Estados Unidos, Guatemala
Deborah Stratman
X-Manas
Brasil
Clarissa Ribeiro
As Divisões da Natureza
França
Raúl Ruiz
A Dupla Jornada
Argentina, Bolívia, Estados Unidos, México
Helena Solberg
A Hipótese do Quadro Roubado
França
Raúl Ruiz
A Vocação Suspensa
França
Raúl Ruiz
As Três Coroas do Marinheiro
França
Raúl Ruiz
Diálogos de Exilados
Chile, França
Raúl Ruiz
Dos Grandes Eventos e Pessoas Comuns
França
Raúl Ruiz
Estas São as Armas
Moçambique, Portugal
Murilo Salles
Fragmentos do Exílio
Brasil
Silvio Tendler
Meio-Dia
Brasil
Helena Solberg
Memórias de um Estrangulador de Loiras
Brasil
Júlio Bressane
Mueda, Memória e Massacre
Moçambique
Ruy Guerra
Não é Hora de Chorar
Chile
Luiz Sanz, Pedro Chaskel
O Leão de Sete Cabeças
França, Itália
Glauber Rocha
O Pequeno Exército Louco
Brasil
Lúcia Murat, Paulo Adário
O Teto da Baleia
Chile
Raúl Ruiz
Três Tristes Tigres
Chile
Raúl Ruiz
Un Séjour
Brasil
Carlos Diegues
Pinhão
Brasil
Andréia Kaláboa
Apneia
Brasil
Carol Sakura, Walkir Fernandes
Aquele Casal
Brasil
William de Oliveira
Bicha-Bomba
Brasil
Renan de Cillo
Criativa(mente) Destoante
Brasil
Natacha Oleinik
Essa Terra Não Vai Terminar
Brasil
Matias Dala Stella
Fronteiras/Guaíra
Brasil
Juliana Sanson
Maldita
Brasil
Laysa Machado
Mirror Mirror on the Wall
Brasil
Igor Urban
Um Filme de Verão
Brasil
Jo Serfaty
Alma
Colômbia
Santiago León Cuéllar
Circuito
Suíça
Delia Hess
Impermeável Pavio Curto
Brasil
Higor Gomes
Kids
Suíça
Michael Frei
Lily’s Hair
Brasil
Raphael Gustavo da Silva
O Malabarista
Brasil
Iuri Moreno
Marionete
Bélgica
Thimothée Crabbé
Mosca Seca
Espanha
Rut Juan
NEGRUM3
Brasil
Diego Paulino
O Grande Amor de um Lobo
Brasil
Kennel Rogis
Vivi Lobo e o Quarto Mágico
Brasil
Isabelle Santos, Edu MZ Camargo
A Rosa Azul de Novalis
Brasil
Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro
Bimi Shu Ykaya
Brasil
Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin, Zezinho Yube Huni Kuin
Bloqueio
Brasil
Quentin Delaroche, Victoria Alvares
Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
Brasil
Marcelo Gomes
Ilha
Brasil
Ary Rosa, Glenda Nicácio
Antes de Ontem
Brasil
Caio de Nobrega Franco
Prefiro Não ser Identificada
Brasil
Juliana Muniz
Um Ensaio sobre a Ausência
Brasil
David Aynan
Vaga Carne
Brasil
Grace Passô, Ricardo Alves Jr
Crítico e programador de festivais com textos publicados em inúmeros veículos publicações e compilações, já cobriu festivais como Cannes, Veneza, San Sebastián, Montreal, Friburgo, Rotterdam, Toronto e Berlim, muitas vezes também convidado a júri oficial. Deu aulas sobre o cinema cubano na Sarah Lawrence College, em New York. Em 2010, preparou uma retrospectiva sobre a diáspora africana em Cuba para o Festival de Cinema Africano de Tarifa. Desde 2005 atua como programador do Festival de Havana, responsável pela edição de seu catálogo e, mais recentemente, pela coordenação de seus eventos teóricos.
Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, aonde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo , Goiânia Mostra Curtas, Vitória Cine Vídeo e Século XXI: Mulheres, Ação! Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção em 2018.
Rita Azevedo Gomes é uma cineasta versátil e independente que explora novas formas de expressão. A sua atividade desde os anos 70 abrange áreas como Teatro, Ópera, Edição Gráfica e Cinema. Trabalhou junto de João Bénard da Costa, no Serviço de Cinema da Fundação Calouste Gulbenkian e na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Os seus filmes têm sido aclamados e premiados em diversos países e Festivais – Locarno, Veneza, Montreal, Rotterdam, Bafici, Buenos Aires, Turim, Viennale, Jeonju, Doc Lisboa, Marselha, Cinesul Rio, Japão, etc. Atualmente trabalha no Departamento de Programação Permanente da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Daniel Kasman é Diretor de Conteúdo do MUBI. Mora em Nova York.
Javier Garcia Puerto é diretor do Festival REC (Tarragona) e é programador do festival Black Nights Film Festival (PÖFF).
Sarah-Tai Black é programadora de cinema, curadora de artes e escritora radicada em Toronto. Ela é a coordenadora de programação do Images Festival e membro da equipe de programação do Festival Internacional de Toronto (TIFF). Sarah-Tai também é uma das diretoras do The Royal Cinema, onde ela coordena uma série mensal chamada Black Gold. Seu trabalho como escritora foi publicado por diversos veículos, incluindo The Globe and Mail, Cinema Scope, MUBI Notebook, The Review-TIFF e Cléo Journal. Seu comprometimento é com práticas feministas intersecionais nas artes e seu trabalho se concentra fortemente na representação e experiências de comunidades negras, queer e comunidades body positive.
André Félix é mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e cineasta. Dirigiu os curtas-metragens ‘A Cor do Fogo e A Cor da Cinza’ e ‘Valentina’ e foi co-roteirista do longa-metragem ‘Entreturnos’. ‘Diante dos Meus Olhos’ é seu primeiro longa-metragem como diretor.
Pesquisadora. Professora do curso de Comunicação (Cinema) da PUC-Rio. Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ com doutorado sanduíche da Université Sorbonne Nouvelle Paris III.
Raúl Camargo, programador e professor chileno, passou a integrar a equipe de programação do FICValdivia festival em 2007, tornandose diretor em 2014. Escreveu artigos para importantes periódicos como La Fuga, Fuera de Campo, Otros Cines e Hambre Cine. Ele leciona história do Cinema em diversas universidades chilenas.
Em 2016 fez seu primeiro curta autoral, ‘Tentei’, premiado como melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros. Agora finaliza seu segundo curta, ‘Me Deixei Alí’, contemplado no PROAV 2017. Quanto roteirista, junto com Jandir Santin, aprovou o projeto ‘Alvorada’ no 12º Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Laís é editora web para o jornal Brasil de Fato, educadora popular em cinema e mestranda em Cinema e Artes na Faculdade de Artes do Paraná-Unespar.
Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Roteiro para Documentário na Faculdade Hélio Alonso e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Em 2019, é artista convidada do Instituto Sacatar, um programa de residência artística entre Holanda e Brasil, sediado na Ilha de Itaparica.
É professora e pesquisadora no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e Doutorado em Multimeios pela Unicamp (2013). Em 1989 passa a montar filmes, recebendo prêmio de Melhor Montagem no 29º Festival de Brasília com o longa-metragem ‘Pequeno Dicionário Amoroso’ de Sandra Werneck e na 30ª edição do mesmo festival com ‘Miramar’ de Júlio Bressane. Em 2004 ganha Bolsa Vitae de Artes para desenvolver a pesquisa ‘A Escuta Fílmica’. Como docente, dá aulas, principalmente, de montagem, preservação audiovisual, cinema experimental.
roteiro
Myrza Muniz
Vânia Matos
direção
Myrza Muniz
produção
Vânia Matos
empresa produtora
Laranjeiras Filmes & Fruto Conteúdo
roteiro
Pedro Giongo
direção
Pedro Giongo
produção
Fran Camilo
empresa produtora
Metafixa Produções
roteiro
Alice Riff
Vanessa Fort
direção
Alice Riff
Vanessa Fort
produção
Alice Riff
Vanessa Fort
empresa produtora
Studio Riff
roteiro
Alice Name-Bomtempo
direção
Alice Name-Bomtempo
produção
Amanda Kadobayashi
empresa produtora
Ritornelo
roteiro
Will Domingos
direção
Will Domingos
produção
Aline Mazzarella
empresa produtora
Estúdio Giz
roteiro
Enock Carvalho
Matheus Farias
direção
Enock Carvalho
Matheus Farias
produção
Enock Carvalho
Matheus Farias
empresa produtora
Gatopardo Filmes
Uma conversa aberta ao público com os curadores da sétima edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.
Conversa com a equipe do filme de Abertura do 8º Olhar de Cinema.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Os desafios de programar espaços públicos de cinema. Como mobilizar o espectador em um momento de mudança de comportamento de consumo.
Diagnósticos e perspectivas para o audiovisual paranaense.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Panorama sobre o ensino de cinema e televisão no estado. Como garantir formação ampla e crítica às alunas e alunos.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Alguns dos autores falando sobre as críticas de seus estados e sobre a crítica em si.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.
Bate-papo com a equipes do longa que estreou no festival.
Uma conversa aberta ao público em que a realizadora da mostra Foco comenta as suas origens no cinema e seu autodenominado processo “transficcional” de fazer filmes.
Um diálogo em torno dos filmes e temas da Olhar Retrospectivo deste ano, que coloca em conversa filmes do cineasta chileno Raúl Ruiz com filmes de diretores brasileiros exilados.
Bate-papo com as equipes dos longas que estrearam no festival.