Filmes
Competitiva Janela Internacional de Longa Metragem
Avé
Bulgária
Konstantin Bojanov
Country Music
Chile/EUA
Alberto Fuguet
Habana Muda
França
Eric Brach
Karen Cries in a Bus
Colômbia
Gabriel Rojas Vera
Las Acacias
Argentina/Espanha
Pablo Giorgelli
Sangue do Meu Sangue
Portugal
João Canijo
Snackbar
Holanda
Meral Uslu
Sudoeste
Brasil
Eduardo Nunes
The Education
Alemanha
Dirk Lütter
Totem
Alemanha
Jessica Krummacher
Volcano
Islândia
Rúnar Rúnarsson
Competitiva Olhares Brasil de Longa Metragem
As Hiper Mulheres
Brasil
Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Estradeiros
Brasil/Argentina
Sergio Oliveira e Renata Pinheiro
Girimunho
Brasil/Espanha/Alemanha
Clarissa Campolina e Helvécio Martins Jr.
HU
Brasil
Pedro Urano e Joana Traub Csekö
Tudo que Deus Criou
Brasil
André da Costa Pinto
Competitiva Janela Internacional de Curta Metragem
Beast
Hungria
Attila Till
Could See a Puma
Argentina
Eduardo Williams
Cross-Country
França
Maryna Vroda
It’s Nothing
Canadá
Nicolas Roy
Juku
Bolívia/Argentina
Kiro Russo
July 1st, An Unhappy Birthday
Hong Kong
Miao Li
Late and Deep
Noruega
Devin Horan
Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada
Brasil
Eduardo Kishimoto
Mezanin
Croácia
Dalibor Matanic
Narcocorrido
Estados Unidos
Ryan Prows
Tomorrow Algiers
Argélia
Amin – Sidi-boumediène
Wind Session, Tiger Woman
Estados Unidos
Paavo Hanninen
Competitiva Olhares Brasil de Curta Metragem
Assunto de Família
Brasil
Caru Alves de Souza
Dona Sônia Pediu uma Arma para seu Vizinho Alcides
Brasil
Gabriel Martins
Entre Nós, Dinheiro
Brasil
Renan Rovida
Na sua Companhia
Brasil
Marcelo Caetano
OMA
Brasil
Michael Wahrmann
Praça Walt Disney
Brasil
Renata Pinheiro e Sergio Pinheiro
Realejo
Brasil
Marcus Vinícius Vasconcelos
Vereda
Brasil
Diego Florentino
Novos Olhares
Between Us
Holanda
Paloma Aguilera Valdebenito
Monika
Alemanha
Christian Werner
Para Além das Montanhas
Portugal
Aya Koretzky
Lifeguard
Chile
Maite Alberdi
Outros Olhares
Either Way
Islândia/Reino Unido
Hafsteinn Gunnar Sigurdsson
Gangster Project
Alemanha/África do Sul
Teboho Edkins
Gesto
Portugal
António Correia
I Am White Mercenary
Iraque
Taha Karimi
Olhe para Mim de Novo
Brasil
Claudia Proscilla e Kiko Goifman
Siberia
França
Joana Preiss
The Bird
França
Yves Caumon
The Sleeping Girl
Alemanha
Rainer Kirberg
Twiggy
França
Emmanuelle Millet
Viagem a Portugal
Portugal
Sérgio Tréfaut
Vikingland
Espanha
Xurxo Chirro
Multiolhares
Buraco Negro
Brasil
Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado
Elegia
Brasil
Bárbara Felice e Tamíris Spinelli
Imprescindíveis
Brasil
Carlosmagno Rodrigues
Nuvem
Brasil
Avrore
O Amor em um Ato
Brasil
Arthur Tuoto
Sangre
Brasil
Cris Ventura
Trópico de Capricórnio
Brasil
Kika Nicoleta
Waning
Canadá
Gina Haraszti
Unipixelated: One
Suécia
Anders Weberg
Olhar Retrospectivo
Sombras
Estados Unidos
John Cassavetes
Faces
Estados Unidos
John Cassavetes
Uma Mulher Sob Influência
Estados Unidos
John Cassavetes
A Morte de um Bookmaker Chinês
Estados Unidos
John Cassavetes
Noite de Estreia
Estados Unidos
John Cassavetes
Mirada Paranaense
Iván – De Volta para o Passado
Brasil
Guto Pasko
Entre Lá e Cá
Brasil
Heloisa Passos
IN
Brasil
Bruno de Oliveira
O Descarte
Brasil
Carlon Hardt, Lucas Fernandes
Ovos de Dinossauro na Sala de Estar
Brasil
Rafael Urban
Se Você Deixar o Coração Bater sem Medo
Brasil
Tamíris Spinelli
Júri
Competitiva Janela Internacional
Andrea Tonacci
Nasceu em Roma, Itália. Em 1953 a família transfere-se para São Paulo, onde reside até hoje. Dirigiu e fotografou curtas e médias metragens até 1970 quando realizou o clássico Bang Bang. Foi pioneiro na utilização de equipamento de vídeo portátil no Brasil e, entre 1977 e 1984, realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas. Profissionalmente produz, escreve, dirige e fotografa documentários, ficções e institucionais. É pesquisador de linguagem audiovisual e atualmente dirige a Produtora Extrema.
Eloísa Solaas
Formada em Desenho de Imagem e Som (Universidade de Buenos Aires), Eloisa Solaas colaborou na realização de filmes, desde o desenvolvimento do roteiro, como assistente de direção. Desde 2001 é parte da equipe de produção artística do festival BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente), e desde 2007 é membro do comitê de seleção e programação do mesmo festival. Também é professora de teorias do cinema em diversas faculdades de cinema de Buenos Aires.
José Luis Torres Leiva
Realizador chileno com importantes curtas metragens e vídeos independentes, tais como Ningún Lugar em Ninguna Parte (2004), Obreras Salienda de la Fábrica (2005), Trance (2009), dentre outros com os quais participou de vários festivais internacionais. El Cielo, la Tierra y La Lluvia, seu primeiro longa-metragem de ficção, estreou no festival de Rotterdam de 2008, onde foi agraciado com o prêmio FICPRESCI. Seu segundo longa metragem, Verano, estreou na seção Orizzonti do Festival de Veneza.
Competitiva Olhares Brasil
Fernando Severo
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR) e Pós-graduado em Comunicação e Cultura (UTFPR). Realizador vencedor de mais de sessenta prêmios nacionais e internacionais, é um dos mais destacados cineastas do Paraná. Seu longa-metragem Corpos Celestes foi premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2009 e recebeu mais sete prêmios em festivais nacionais. Professor do Curso de Graduação em Cinema e Vídeo da FAP e da Pós-graduação em Comunicação Audiovisual da PUCPR. É diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná.
Leonardo Cata Preta
Leonardo Cata Preta tem 36 anos, é profissional independente de cinema e vídeo, animador, ilustrador, designer e artista plástico. O Céu no Andar de Baixo, seu último trabalho como diretor, foi exibido em diversos festivais e mostras nacionais e internacionais. Recebeu mais de 30 prêmios em apenas 1 ano. Atualmente está produzindo seu primeiro curta live action, Até que não Haja Mais Lugar, e também atua como diretor de arte no primeiro longa mineiro de animação Nimuendaju.
Lisa Chamie
Graduada e mestre em música e filosofia pela Universidade de Nova Iorque, trabalhou durante dez anos no departamento de cinema da universidade. Seu segundo longa-metragem, A Via Láctea, estrou mundialmente na Semana da Crítica, em Cannes, e foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Além disso, ela foi professora de cinema na UFSCar e na FAP.
Novo Olhar (Mostra Novos Olhares)
Adriano Del Duca
Formado em sociologia pela UNESP, e estudante de cinema na FAP. Foi pesquisador do documentário sobre cortadores de cana e agroindústria, coordenador da Oficina de Vídeo-documentário e Oficinas Culturais do Estado de SP e curador Jr. Do Festival do Minuto. Dirigiu o curta-metragem Curtíssimo, e produziu a vídeo arte Tranquilidade na Clareira do Caos, de Hanna Diaz e Marcela Goellner.
Lucas Murari
Estuda cinema na FAP. Trabalha com pesquisa acadêmica sobre audiovisual e ensino no Espaço de Arte. Escreveu críticas de cinema para o Jornal Ex-pressões, de Londrina, e para o portal naoesqueci.com.br. Atualmente leciona sobre Teoria e Linguagem do Documentário, História do Cinema, Novos Dispositivos Digitais e Pedagogia da Imagem para crianças.
Tomás Von der Osten
Estuda cinema na FAP. Dirigiu os curta-metragens Vó Maria (2011), Miragem (2011) e Nem a Mim, Nem a Ti (2012). Escreveu o roteiro Lá Fora Está Tudo Calmo, ganhador do prêmio de desenvolvimento de roteiros do MinC/SAV. Foi montador dos curtas Intervalo (2010), Mimese (2010), Meio-Dia, Isabela (2011) e Coloridos (2011).
Prêmio RPCTV (Mirada Paranaense)
Carlyle Ávila
Formado em jornalismo pela PUBRJ, tem MBAs em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha), em Direção Estratégica pela Universidade Positivo e em Film and Television Business pela Fundação Getúlio Vargas. Foi gerente de produção e redação e atualmente é diretor de programação da RPCTV.
Marcos Souza
Formando em publicidade e propaganda, fez oficina de roteiro pelo Instituto de Estudos de Televisão do RJ e cursou roteiro na Academia Internacional de Cinema em São Paulo. Iniciou sua carreira profissional há cerca de 7 anos. Trabalhou em algumas produtoras de cinema e publicidade e atualmente é roteirista e assistente de direção do programa Casos e Causos, da RPCTV.
Marcus Werneck
Formado em jornalismo pela UniverCidade-RJ e uma MBA em film and television business pela Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenador do canal GNT, coordenador de eventos no programa Big Brother Brasil e atualmente é gerente de produção e diretor de cena na RPCTV, onde já dirigiu mais de 40 curtas metragens.
Curitiba_Lab
Seminários
Tecnologias e Fluxos de Produção de Cinema Digital com Câmeras Super 35mm, Digital, HD e 4K
Uma visão geral das tecnologias e produtos para a produção de filmes em digital com captação de imagens fazendo uso de sensores super 35mm.
O Filme e Seu Público
Por que filmes independentes não conseguem distribuição adequada? Qual a visão do público de cinema no Brasil? Quais as estratégias para lançar um filme que está à margem do senso estético dominante?
Diretor, Linguagens e os Modos Alternativos de Produção
Com a chegada do digital e o barateamento da produção, formas alternativas de realização tornaram-se comuns. Mas que modos de trabalho são esses? É possível identifica-los, cataloga-los, categorizá-los?
Distribuição e Vendas de Curtas e Longas Metragens
Um dos grandes gargalos da cadeia produtiva do cinema nacional é a distribuição. Dentre os mais de 160 longas metragens feitos anualmente no Brasil, um quarto chega às salas de cinema, e destes, poucos ultrapassam a barreira dos 100mil espectadores. Quais os caminhos para a distribuição internacional?
Políticas de Descentralização para o Audiovisual
Tendo em conta as proporções continentais do Brasil e a concentração dos recursos financeiros, profissionais e salas de cinema em uma única região do país, o governo federal vem atuando no sentido de descentralizar o acesso a recursos públicos que possibilitem aos produtores culturais produzir em seus próprios estados e cidades.