Mostras

O Olhar de Cinema – CIFF é formado por diversas seções, as quais também chamamos de mostras. Conheça um pouco mais sobre elas, abaixo:

Olhar Retrospectivo
Todo ano um grande nome do cinema mundial com uma retrospectiva com diversos filmes e discussões.

Olhares Clássicos
O cinema tem o poder de cristalizar imagens, sons e sensações das mais variadas em cada um de nós. É capaz de, ao mesmo tempo, revelar e enganar. De encantar nos mostrando apenas a realidade e, através da realidade, nos transportar para dentro de um sonho. A Olhares Clássicos oferece um amplo panorama das mais variadas produções, dos mais variados países e diretores, criando um mosaico plural, profundo, e que, acima de tudo, se preocupa em demonstrar o amor e o respeito pelo cinema.

Foco
A mostra Foco apresenta novos autores ao público. A seção dedica seu espaço lançando atenção a jovens cineastas ainda não conhecidos ou ao menos poucos vistos no circuito de festivais nacionais. Uma chance privilegiada para explorar uma obra ainda em formação mas já dentro de um conjunto de filmes que contém a força necessária para lançar um nome a posição de um autor do cinema contemporâneo.

Exibições Especiais
Mestres do cinema mundial e a redescoberta de filmes é a busca da mostra Exibições Especiais. Composta por filmes de diferentes culturas e realidades, essa mostra mescla elementos do passado e do presente, visando apontar possibilidades futuras.

Competitiva
A mostra Competitiva de Longa-metragem e Curta-metragem é composta por filmes que embora não renunciem à pesquisa de linguagem e ao experimentalismo, possuem um grande potencial de comunicação com o público. Selecionamos filmes nos quais a inventividade estética e a potência temática estão articuladas de modo a se potencializar mutuamente. Portanto, quem assistir aos filmes da Mostra Competitiva irá se deparar com narrativas que abordam temas contemporâneos de maneira arriscada, comprometida e envolvente.

Novos Olhares
A mostra Novos Olhares de longa é composta por filmes que tem maior radicalidade em suas propostas estéticas e, por isso, flertam com a ventura e o risco. Há os filmes que convidam o público a um mergulho lírico, há outros que propõem a frieza do distanciamento épico, há os que investigam as criações alegóricas, há os que apostam no encontro com o real. Quem se aventurar pela Novos Olhares sempre encontrará surpresas.

Outros Olhares
A mostra Outros Olhares Longa Metragem e Curta Metragem é composta por filmes que traçam um panorama plural de diversas tendências e propostas realizadas pelo mundo.

Mirada Paranaense
A mostra Mirada Paranaense é dedicada a apresentar ao público um panorama da produção audiovisual feita no estado do Paraná. O público é convidado a conhecer as primeiras produções dos jovens realizadores locais, bem como a acompanhar novos trabalhos de realizadores experientes.