Olhar de Cinema – Trajetória

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega a sua 6a edição, com nova identidade visual e novidades. O festival é realizado desde 2012 em Curitiba, onde são realizadas exibições de filmes, debates, oficinas, seminários, reflexões e, principalmente, intercâmbio de ideias sobre o cinema independente mundial, entre o público e as pessoas que fazem do evento um momento dinâmico e amigável.

Desde então, mais de 400 filmes foram exibidos, realizando mais de 50 atividades entre mesas de debate, palestras, estudos de caso e painéis, 15 oficinas, com um público maravilhoso que passou das 70 mil pessoas.

A cada ano surgem novas ideias, conceitos e aprendizados, deixando o festival mais atraente e inovador, com o objetivo de formar novos olhares, por meio de curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.

Olhar de Cinema 2012!

A primeira edição do festival gerou varias incertezas e desafios, que logo se tornaram sinônimo de sucesso, com salas lotadas e público disposto a aprender e compartilhar os diferentes pontos de vista. Diversas parcerias e oportunidades foram criadas em torno do cinema.

Confira os ganhadores da edição:

http://2012.olhardecinema.com.br/premiados/

Olhar de Cinema 2013!

Após o sucesso do Festival de 2012, o Olhar de Cinema deu mais um passo nesta importante caminhada, desdobrando mais profundamente o cinema independente mundial.

Tendo como tema da identidade visual, o mergulhador com o escafandro e o machado representando o mergulho profundo, desbravador do mar, lugar onde, provavelmente, se travará contato com criaturas estranhas, às vezes assustadoras, mas ao mesmo tempo intrigantes e belas.

Confira os ganhadores da edição:

http://2013.olhardecinema.com.br/premiados/

Olhar de Cinema 2014!

Em 2014, a mostra Competitiva trouxe 12 longas e 11 curtas metragens com propostas que variam desde a forma narrativa clássica ao experimentalismo formal, em filmes que buscam um amplo diálogo com o público. Nos 25 filmes selecionados na mostra Outros Olhares é possível conferir obras mais arriscadas.

Na mostra Novos Olhares, conta com 6 longas  internacionais que foram serão exibidos pela primeira vez no Brasil e concorreram ao Prêmio Novo Olhar. Na Mirada Paranaense, mostra dedicada ao cinema local, a estreia mundial de 1 longa metragem e a exibição de 11 curtas, dá um panorama do que se vem produzindo no estado.

Na mostra Olhar Retrospectivo, uma edição dedicada ao cineasta norte americano Stanley Kubrick. Estão nessa mostra os 3 curtas do mestre, além de 10 de seus 13 longas metragens. A mostra Multiolhares, dedicada exclusivamente ao cinema experimental.

Confira os ganhadores da edição:

http://2014.olhardecinema.com.br/premios/

Olhar de Cinema 2015!

O 4o Olhar de Cinema teve como proposta um clima de leveza e movimento, nesta edição o público já sabe o que esperar dos filmes. Foi um ano com muitas novidades e emoções como vem ocorrendo.

Confira os ganhadores da edição:

http://olhardecinema.com.br/2015/premios/

Olhar de Cinema 2016!

A 5a edição do Olhar de Cinema foi de muita comemoração e vitórias, pois foram 5 anos de resistência comprometimento, riscos e, principalmente, aprendizados que foram compartilhados entre todas as pessoas que todos os anos fazem o evento acontecer.

Confira os ganhadores da edição:

http://olhardecinema.com.br/2016/premios/