Exibições Especiais / Special Screenings

Mestres do cinema mundial, a redescoberta de filmes e um espaço privilegiado para destaques do cinema nacional é a busca da mostra Exibições Especiais. Ela ainda abre espaço para filmes em pré-estreias. Composta por filmes de diferentes culturas e realidades, essa mostra mescla elementos do passado e do presente, visando apontar possibilidades futuras.

66KINOS
/ 66kinos
Philipp Hartmann | Alemanha, 2016, 98’, DCP, Documentário

MODO DE PRODUÇÃO
/ Mode of production
Dae Ferraz | Brasil, 2017, 75’, DCP, Documentário

NÃO-RECONCILIADOS*
/ Nicht versöhnt oder es hilft nur gewalt wo gewalt herrscht
Jean-Marie Straub | França, 1966, 55’, DCP, Ficção
*Serão exibidos os curtas “Où en êtes-vous, Jean-Marie Straub?” e “Pour Renato”

O LIMOEIRO REAL
/ El limonero real
Gustavo Fontán | Argentina, 2016, 75’, DCP, Ficção

Uma família está prestes a passar pelo último dia do ano.
Mesmo que Wenceslao tenha tentado convencer sua esposa a participar da festividade, ela se recusa a ir. Ela diz que está em luto: seu filho morreu há seis anos.
O rio onipresente, a luz inconstante, a dança festiva, o sacrifício do cordeiro e da comida, o vinho, tudo sob a perspectiva de Wenceslao é marcado pela ausência de sua esposa e de seu filho morto, de quem a imagem surge de vez em quando.

O QUE ME MOTIVA
/ Como me da la gana
Ignacio Agüero | Chile, 1985, 30’, DCP, Documentário

As perguntas simples são muitas vezes as mais incômodas, e, portanto, as mais difíceis de serem respondias. Ignacio Agüero brinca com essa confusão enquanto documenta as gravações de vários filmes realizados entre 1984 e 1985, em um tempo em que o cinema – bem como várias outras coisas no Chile – parecia estar prestes a desaparecer. O diretor sempre em quadro, pergunta: “Por que você está realizando este filme? Quem vai assisti-lo? Qual sua relação com os personagens? ”.

O QUE ME MOTIVA II
/ Como me da la gana II
Ignacio Agüero | Chile, 2016, 86’, DCP, Documentário

Cerca de 30 anos atrás o diretor de cinema Ignacio Agüero realizou o filme “This is the way I like it”, onde ele interrompeu as gravações de outros cineastas que estavam gravando na époica para perguntar a eles sobre o sentido de se filmar sob um regime ditatorial. Hoje, período em que muitos filmes chilenos vêm sendo produzidos e obtendo sucesso internacional, ele interrompe as gravações dessas produções atualmente para perguntar onde está a essência cinematográfica de seus filmes. Além desse registro o diretor também faz suas próprias anotações a respeito do cinema.

RIFLE
/ Rifle
Davi Pretto | Brasil, Alemanha, 2016, 88’, DCP, Ficção

UM SONHO TRANQUILO
/ Chun-mong
Lu Zhang | Coreia do Sul, 2016, 98’, DCP, Ficção

Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e começam a ser vendidos no dia 01/06 no local de exibição do filme.

Confira os dias e horários das sessões em olhardecinema.com.br/2017/filmes/
www.olhardecinema.com.br | #6olhardecinema | 7 – 15 junho