Equipe de Programadores

programadores (2)

Apresentamos a equipe de programação que já está trabalhando na seleção dos filmes do #6olhardecinema. Com Direção de Programação de Antônio Junior, a equipe de programação dos longas metragens conta com Aaron Cutler e Eduardo Valente (filmes estrangeiros). Nos curtas metragens, Marisa Merlo faz a coordenação de programação e conta na equipe com Carla Italiano e Carol Almeida.

Carla Italiano
Mestre em Comunicação Social pela UFMG com graduação em Cinema pela UFSC. Foi curadora da retrospectiva Jonas Mekas (forumdoc.bh.2013) e mostra Política e Palavra no documentário contemporâneo (Sesc Palladium), além de integrar as comissões de seleção dos festivais FestCurtas BH e Semana dos realizadores. Desde 2011 integra o coletivo Filmes de Quintal, no qual organiza do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Antônio Junior
Graduado em Comunicação Social e Cinema e Vídeo, com especialização em Comunicação e Cultura é membro fundador do Olhar de Cinema – FIC e desde então exerce as funções de Direção Geral e Direção de Programação. É sócio da produtora Grafo Audiovisual que já realizou o longa Para minha amada morta (San Sebastian, Brasília, Montreal) e os curtas Pátio (Cannes), Tarântula (Veneza) e A Fábrica (Oscar shortlist).

Carol Almeida
Jornalista cultural, crítica de cinema e atualmente aluna doutoranda do programa de pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco com foco na relação Cinema e Cidades. Publica no site www.foradequadro.com e escreve esporadicamente sobre
cinema para diversos meios de comunicação do Brasil.

Aaron Cutler
Curador e critico americano de cinema baseado em São Paulo desde 2010. Trabalhou entre 2012 e 2014 como assistente de programação na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Fez a curadoria de retrospectivas dos cineastas Lav Diaz (Mostra, 2013) e Kira Muratova (INDIE Festival, 2015). Junto com Mariana Shellard, fez a curadoria de retrospectivas dos cineastas Heinz Emigholz (2015) e Thom Andersen (2016), as duas para o Centro Cultural São Paulo e o Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro.

Marisa Merlo
Graduada em cinema pela Unespar/FAP. Entre 2008 e 2016 foi sócia da Grafo Audiovisual, atualmente possui a Macuriá Produções Miúdas. Como produtora executiva, fez vários curtas e longas-metragens, dentre eles ‘Para minha amada morta’ (2015). É idealizadora e foi diretora do Olhar de Cinema – FIC entre 2012 e 2016, onde é programadora e produtora desde 2012. Como
programadora/curadora também integrou a equipe de seleção de curtas e médias-metragens do Festival de Brasília (2016) e foi uma das curadoras da mostra Com Mulheres do CachoeiraDoc (2016) e Semana d_s Realizador_s (2016).

Eduardo Valente
Cineasta, crítico e curador de cinema, formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Dirigiu três curtas e um longa-metragem, todos exibidos em distintas mostras do Festival de Cannes, entre outros. Foi editor das revistas de crítica Contracampo (1998- 2005) e Cinética (2006-2011). Fundador da Semana dos Realizadores (2009). Entre 2011 e 2016 trabalhou como Assessor Internacional da ANCINE. Atualmente é curador do Festival de Brasília, além de delegado para o Brasil do Festival de Berlim.